Document details

A importância do papel do Director de Turma enquanto gestor de currículo

Author(s): Favinha, Marília cv logo 1 ; Góis, Mª Hélia cv logo 2 ; Ferreira, Abílio cv logo 3

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/8185

Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora

Subject(s): Diretor de Turma; Gestão e contextualização curricular; Liderança; Mediação; Avaliação


Description
Resumo O presente artigo resulta do estudo analítico e reflexivo sobre a figura do diretor de turma na escola ancorando-nos na análise de legislação e na revisão da literatura. Tem como objetivo compreender o seu papel enquanto gestor curricular e líder de equipas pedagógicas, alicerçado na mediação curricular. Pretende-se refletir sobre a sua ação interna enquanto gestor e líder intermédio na organização escolar e seu funcionamento, e a nível externo, enquanto mediador sócio cultural, agindo como gestor de relacionamentos entre todos os atores educativos em articulação com a família, dado o afastamento desta pelo que urge delinear estratégias de aproximação. O Diretor de Turma tem um papel de charneira na escola desempenhando diversas funções no exercício deste cargo de gestão pedagógica intermédia. Recentramos o conceito alargado e sistémico de currículo, como projeto, e sua correlação com a avaliação, pois ambos estão intrinsecamente ligados.
Document Type Article
Language Portuguese
Editor(s) Balsa, Ângela; Cid, Marília; Grácio, Luísa
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU