Encontrados 20 documentos, a visualizar página 1 de 2

Ordenado por Data

Formação e sustentabilidade do altruísmo nas organizações educativas: o dilema ...

Favinha, MarÍlia; Beirante, David

É inegável a existência de um hiato de conhecimento em relação às circunstâncias que conduzem à cooperação nas organizações educativas. Todavia, entende-se que à medida que o contexto organizacional se torna mais instável e turbulento, maior é a necessidade de instalar um ambiente cooperativo na organização, possibilitando colocar o know-how colectivo ao serviço da criação de um conjunto de soluções diversas pa...


LOS PROCEDIMIENTOS DE EVALUACIÓN: INFLUENCIA EN EL APRENDIZAJE DE LOS ALUMNOS D...

Favinha, Marília; Soto, Ana; Hernández, Luisa

Parece generalizada la idea de que la evaluación influye en el aprendizaje de los estudiantes. Algunos autores han señalado que el tipo de procedimiento de evaluación utilizado por el docente influye en el tipo de conocimiento desarrollado por el alumnado; y asimismo, han argumentado que, en muchos casos, los conocimientos que adquieren los estudiantes son el reflejo de lo que creen que bastará para su evaluaci...


La percepción del alumno sobre las destrezas cognitivas desarrolladas en el Gra...

Favinha, Marília; Soto, Ana; Hernandéz, Luisa

La comunicación que presentamos a continuación forma parte de una investigación más amplia que se inició en el año 2007 con estudiantes de Pedagogía y que hoy aún está en curso. Más concretamente, la finalidad de este trabajo se centra en conocer qué operaciones cognitivas consideran los estudiantes que han puesto en práctica para superar las asignaturas, de acuerdo con sus experiencias. En este sentido ind...


“Los procedimientos de evaluación: Influencia en el aprendizaje de los alumnus ...

Favinha, Marília; Soto, Ana; Hernandéz, Luisa

Parece generalizada la idea de que la evaluación influye en el aprendizaje de los estudiantes. Algunos autores han señalado que el tipo de procedimiento de evaluación utilizado por el docente influye en el tipo de conocimiento desarrollado por el alumnado; y asimismo, han argumentado que, en muchos casos, los conocimientos que adquieren los estudiantes son el reflejo de lo que creen que bastará para su evaluaci...


"“Os novos desafios na Universidade: a prática pedagógica nos docentes no Ensin...

Favinha, Marília

OS NOVOS DESAFIOS NA UNIVERSIDADE: A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS DOCENTES NO ENSINO SUPERIOR Nesta última década o aumento da investigação sobre as diferentes áreas do ensino superior tem sido bastante notória. A maior parte da investigação nesta área, ainda incipiente em Portugal, incide, basicamente, em aspectos relacionados com modelos de intervenção normalmente centrados nas diferentes modalidades de organizaçã...


Gestão Democrática para uma Educação de Qualidade na escola Pública

Favinha, Marília; Sousa, Benedita

Resumo O presente estudo propõe-se tratar a educação de qualidade e dos critérios para uma gestão democrática na escola pública em Macapá, Amapá-Brasil. Objetiva desvendar os critérios que levam à gestão na escola campo de pesquisa. Fundamenta-se em um estudo de caso, de abordagens quantitativa e qualitativa com enfoque dialético, na Escola Estadual Raimunda Virgolino, como conhecimento do processo de gestão de...


Práticas de investigação em Educação

Favinha, Marília; Sousa, Benedita

O presente estudo propõe-se tratar a educação de qualidade e dos critérios para uma gestão democrática na escola pública em Macapá, Amapá-Brasil. Objetiva desvendar os critérios que levam à gestão na escola campo de pesquisa. Fundamenta-se em um estudo de caso, de abordagens quantitativa e qualitativa com enfoque dialético, na Escola Estadual Raimunda Virgolino, como conhecimento do processo de gestão democráti...


A importância e as competências dos Coordenadores de Departamento enquanto estr...

Favinha, Marília; Sequeira, António

Resumo: O Ensino em Portugal, fundamentalmente a partir do estabelecimento da democracia em 1974, tem sofrido seguidas reformas que, como consequência, intervieram na forma como as escolas são organizadas e geridas. De todas as alterações perpetradas resulta a ideia hoje, de que a qualidade do trabalho que é realizado nelas está dependente do empenho que as estruturas de orientação educativa assumem relativam...


O impacto do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) face ao proc...

Favinha, Marília; Víctor, Eufrásia

Resumo O presente artigo propõe-se estudar o Impacto das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) face ao processo de ensino aprendizagem em Angola, tendo como base um estudo elaborado no colégio “ Júlio Verne” em Luanda. Os recentes desenvolvimentos das tecnologias de informação e comunicação (TIC) clamam por um processo de inovação, através do qual é possível estabelecer novas práticas pedagógicas visa...


A pertinência do papel do Director de Turma no nosso contexto escolar

Favinha, Marília; Sousa, Hipólita

Resumo Esta apresentação, visa dar a conhecer, fora do âmbito da apresentação final do trabalho de mestrado, os resultados obtidos com este estudo que teve como objetivo investigar o reconhecimento e a relevância do papel do Diretor de Turma enquanto gestor intermédio para os alunos, os encarregados de educação e para os próprios, tendo em conta a interface inter-relacional em que a função se desenvolve. Este t...


20 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data




Tipo de Documento



Recurso


Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia