Detalhes do Documento

EXCELÊNCIA ACADÉMICA FUNDAMENTOS PARA UMA ABORDAGEM MULTIDIMENSIONAL

Autor(es): Morais Caldas, Inês cv logo 1 ; Candeias, Adelinda cv logo 2

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/8083

Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora

Assunto(s): Excelência académica; Individuo excelente; Abordagem multidimensional


Descrição
Historicamente o estudo da excelência tem-se focado nos constructos da inteligência, talento, criatividade, sobredotação e motivação. Uma revisão atenta do estado da arte neste domínio identifica uma diversidade de modelos teóricos que focalizam componentes inter e intrapsicológicos distintos que podem definir ou fundamentar o desempenho a alto nível. Neste trabalho defendemos que não se deverá fazer depender o conceito de excelência de apenas um modelo ou perspetiva. Pelo contrário, o desempenho excelente decorre de uma complexa interação de fatores intra e inter-individuais e a sua análise deve tomar em consideração as trajetórias e percursos de existência, aprendizagem e realização. Assim depois de uma discussão baseada em alguns dos modelos teóricos de referência para definir excelência académica, sustentamos uma opção conceptual ao conceito muldimensional e direcionada para a compreensão do indivíduo excelente.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia