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A metodologia artístico-pedagógica MUS-E como veículo para o envolvimento das/d...

Autor(es): Pereira, Tiago cv logo 1 ; Melo, Madalena cv logo 2

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/8008

Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora

Assunto(s): Actividades artístico-pedagógicas MUS-E; Envolvimento dos/as estudantes; Comportamento e participação dos/as estudantes; Sucesso Escolar; Bem-estar


Descrição
Com a presente comunicação pretende-se apresentar / discutir a metodologia artístico-pedagógica MUS-E enquanto vetor estruturante da intervenção do projeto MUSEpe (Associação Menuhin Portugal Programa Escolhas) na EB1 da Cruz da Picada e junto da comunidade educativa dos bairros da Cruz da Picada e Malagueira (Évora), refletindo em torno do seu impacto na promoção do envolvimento das/dos estudantes na Escola e, consequentemente, do seu sucesso, comportamento, participação e bem-estar. Partindo-se da caracterização e conceptualização do envolvimento das/dos estudantes na Escola utilizada pela “International School Psychologist Association” [ISPA] nos estudos internacionais em torno do conceito (Lam & Jimerson, 2008; Pereira, 2011; Pereira & Melo, 2011) e da descrição e contextualização dos princípios norteadores da intervenção artístico-pedagógica MUS-E, procurar-se-á, com a apresentação e discussão de dados relativos ao sucesso, comportamento, participação e envolvimento escolar das/ dos estudantes da EB1 da Cruz da Picada [2006-2007 a 2010-2011], demonstrar os impactos da adopção desta metodologia neste contexto. Finalmente pretende-se sublinhar os potenciais benefícios da introdução destas práticas em Escolas situadas em contextos marcados pela sua vulnerabilidade e/ou diversidade sociocultural.
Tipo de Documento Parte ou capítulo de livro
Idioma Português
Editor(es) Pereira, Tiago; Albuquerque, D'Arcy
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