Document details

Perspetivas do Professor e Alunos sobre Avaliação Formativa e Aprendizagem em M...

Author(s): Borralho, António cv logo 1 ; Delgadinho, Sofia cv logo 2

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/7822

Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora

Subject(s): Avaliação formativa; avaliação das aprendizagens; Aprendizagem; práticas de ensino; perspetivas de avaliação


Description
A avaliação desempenha um papel fundamental enquanto parte integrante do processo de ensino e aprendizagem. Neste sentido, esta investigação procura dar resposta às seguintes questões: (i) qual a perspetiva dos alunos em relação a uma prática de avaliação formativa? e (ii) qual a perspetiva do professor em relação a uma prática de avaliação formativa? A investigação foi realizada numa turma piloto do 8º ano do Ensino Básico e segue uma abordagem de investigação qualitativa e interpretativa, tratando-se de um estudo de caso qualitativo e analítico. A informação foi recolhida através da observação direta de aulas, entrevistas, questionários e análise documental. Os resultados mostraram que as perspetivas de avaliação são mais inovadoras que as próprias práticas e além disso influenciam o modo como os alunos encaram a avaliação. Quando são utilizados instrumentos de avaliação com um carácter formativo, os alunos afirmam melhorar as suas aprendizagens.
Document Type Part of book or chapter of book
Language Portuguese
Editor(s) Magalhães, Olga; Folque, Assunção
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU