Detalhes do Documento

Perspetivas do Professor e Alunos sobre Avaliação Formativa e Aprendizagem em M...

Autor(es): Borralho, António cv logo 1 ; Delgadinho, Sofia cv logo 2

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/7822

Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora

Assunto(s): Avaliação formativa; avaliação das aprendizagens; Aprendizagem; práticas de ensino; perspetivas de avaliação


Descrição
A avaliação desempenha um papel fundamental enquanto parte integrante do processo de ensino e aprendizagem. Neste sentido, esta investigação procura dar resposta às seguintes questões: (i) qual a perspetiva dos alunos em relação a uma prática de avaliação formativa? e (ii) qual a perspetiva do professor em relação a uma prática de avaliação formativa? A investigação foi realizada numa turma piloto do 8º ano do Ensino Básico e segue uma abordagem de investigação qualitativa e interpretativa, tratando-se de um estudo de caso qualitativo e analítico. A informação foi recolhida através da observação direta de aulas, entrevistas, questionários e análise documental. Os resultados mostraram que as perspetivas de avaliação são mais inovadoras que as próprias práticas e além disso influenciam o modo como os alunos encaram a avaliação. Quando são utilizados instrumentos de avaliação com um carácter formativo, os alunos afirmam melhorar as suas aprendizagens.
Tipo de Documento Parte ou capítulo de livro
Idioma Português
Editor(es) Magalhães, Olga; Folque, Assunção
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia