Detalhes do Documento

DA “RESPIRAÇÃO DOS ANIMAIS” AO CONCEITO DE ENERGIA

Autor(es): Valente, Mariana cv logo 1

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/7779

Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora

Assunto(s): Lavoisier;; energia;; natureza;; educação científica.; Lavoisier;; energy;; nature;; science education.


Descrição
A produção e a utilização de narrativas históricas é, hoje, objecto de interesse no âmbito da investigação em Educação em Ciências, revelando ser uma via importante para uma utilização educativa da História e Filosofia das Ciências. Neste artigo desenvolvemos uma narrativa histórica, com base nos textos de Lavoisier e Seguin (1789-1790) sobre a respiração dos animais. O seu objectivo é desenvolver alguma sensibilidade para o significado do conceito de energia, cujo desenvolvimento ocorrerá cerca de cinquenta anos depois, e evidenciar como o conhecimento científico traduz, nessa época, o equilíbrio da natureza.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia