Document details

DA “RESPIRAÇÃO DOS ANIMAIS” AO CONCEITO DE ENERGIA

Author(s): Valente, Mariana cv logo 1

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/7779

Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora

Subject(s): Lavoisier;; energia;; natureza;; educação científica.; Lavoisier;; energy;; nature;; science education.


Description
A produção e a utilização de narrativas históricas é, hoje, objecto de interesse no âmbito da investigação em Educação em Ciências, revelando ser uma via importante para uma utilização educativa da História e Filosofia das Ciências. Neste artigo desenvolvemos uma narrativa histórica, com base nos textos de Lavoisier e Seguin (1789-1790) sobre a respiração dos animais. O seu objectivo é desenvolver alguma sensibilidade para o significado do conceito de energia, cujo desenvolvimento ocorrerá cerca de cinquenta anos depois, e evidenciar como o conhecimento científico traduz, nessa época, o equilíbrio da natureza.
Document Type Article
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU