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Transição e vulnerabilidade em saúde: a supervisão clinica como fator facilitad...

Autor(es): Calado, Maria Gabriela cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/7752

Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora

Assunto(s): estudante de enfermagem; Supervisão clinica; Transição; Vulnerabilidade


Descrição
Este estudo descritivo e de abordagem qualitativa, foi realizado através de entrevistas semiestruturadas a doze estudantes de Enfermagem do curso de Licenciatura, e centra-se no pressuposto de que a entrada no Ensino Superior e a frequência de um curso com as características da Licenciatura de Enfermagem, são eventos transitivos geradores de vulnerabilidade em saúde. Constatamos que durante a transição educativa (situacional) do estudante, os ensinos clínicos se constituem como situações que lhe podem provocar receio e ansiedade, tornando mais vulnerável a sua condição de saúde e bem-estar. Definimos como objetivos do estudo: identificar no processo de Supervisão Clínica elementos facilitadores/dificultadores que interferem na condição de saúde e bem-estar do estudante e compreender o significado por eles atribuído ao processo de Supervisão e de como este se transversaliza com a sua condição de saúde e bem-estar. Os resultados obtidos do discurso dos estudantes, revelam a Supervisão Clínica como sendo um elemento fundamental à sua aprendizagem em contexto de prática, referindo a figura/perfil do supervisor como fator facilitador ou dificultador do seu desenvolvimento profissional e pessoal, e reportam-no como elemento corresponsável à sua condição de saúde e bem-estar.
Tipo de Documento Palestra
Idioma Português
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