Document details

Formação de professores, leitura e práticas em contexto de supervisão

Author(s): Balça, Ângela cv logo 1 ; Figueiredo, Maria Cristina cv logo 2

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/7303

Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora

Subject(s): Formação de professores; Supervisão; Língua portuguesa; Práticas de leitura


Description
Neste artigo, debruçamo-nos sobre a formação inicial de professores de Língua Portuguesa, no sistema educativo português. Após uma reflexão cuidada sobre a formação inicial de professores, centramo-nos nos documentos orientadores da prática pedagógica na disciplina de Língua Portuguesa. Seguidamente, relatamos parte de uma experiência, ao nível da Prática de Ensino Supervisionada, no âmbito do Mestrado em Ensino do Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e do Espanhol dos Ensinos Básico e Secundário, leccionado na Universidade de Évora (Portugal). Nesta experiência descrita, colocamos a ênfase nas práticas desenvolvidas, em contexto de supervisão, na disciplina de Língua Portuguesa, numa turma do 8.º ano de escolaridade. Em muitas salas de aulas, a leitura configura-se como uma das principais competências a desenvolver, porém as práticas descritas permitem perceber como a aprendizagem formal da língua se reveste de um carácter holístico.
Document Type Article
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU