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A diferenciação de género nas personagens de literatura infantil e juvenil

Autor(es): Balça, Ângela cv logo 1 ; Martos García, Alberto cv logo 2 ; Martos García, Aitana cv logo 3

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/7060

Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora

Assunto(s): Género; Literatura Infantil e Juvenil; Escola


Descrição
Este caderno do guião pretende debruçar-se sobre a questão do género e a literatura de potencial recepção infantil e juvenil, centrando-se nomeadamente nas personagens dos textos. De acordo com M. Rosa Luengo González (1997), através dos contos ensinamos as crianças a comportar-se, a assumir os seus papéis como seres masculinos ou femininos, oferecemos-lhes modelos. Por outro lado, ainda segundo esta autora, as personagens dos contos reflectem as relações de poder na sociedade e os âmbitos em que cada um, homem ou mulher, se devem mover. Em muitas narrativas, as questões de género não são propriamente abordadas de forma explícita; elas estão plasmadas na trama, nos espaços e nos comportamentos das personagens. Neste sentido, o papel da/o mediador/a de leitura, assumido muitas vezes pela/o docente, é fundamental. Serão estas/es mediadores/as que, através de um trabalho de exegese sobre os textos, possibilitarão aos/às alunos/as, em leituras mais profundas, compreenderem, comentarem e discutirem estas mesmas questões de género. No entanto, noutras narrativas, as questões de género estão bem presentes e poderão ser facilmente identificadas e discutidas pelos/as mediadores/as com os/as alunos/as. Não cabe neste guião discutir se essas narrativas são ou não textos literários; essa será uma avaliação que competirá aos/às docentes.
Tipo de Documento Parte ou capítulo de livro
Idioma Português
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