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Implementação dos princípios de Deming na Universidade de Évora

Autor(es): Saraiva, Margarida cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/6933

Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora

Assunto(s): TQM; Gestão da Qualidade Total; Ensino superior; Princípios de Deming; Qualidade de ensino


Descrição
Em Portugal, como em muitos outros países, as crescentes preocupações com a qualidade e sua melhoria nas instituições de ensino superior e a necessidade destas demonstrarem perante terceiros que são responsáveis e que gerem eficaz e eficientemente os seus recursos, desempenhando correctamente as suas funções e contribuindo de forma efectiva para o desenvolvimento da sociedade em que se inserem, conduziram a que, cada vez mais, seja discutida a possibilidade de aplicação de abordagens e referenciais inicialmente concebidos para o sector empresarial, como os modelos baseados nos princípios e conceitos da Gestão da Qualidade Total. Assim, neste presente artigo procurou-se analisar, de uma forma sistemática e acessível, informação relevante sobre a Total Quality Management (TQM), debruçando-se essencialmente sobre os 14 Princípios de Deming, e averiguar se as técnicas da Gestão da Qualidade Total, desenvolvidas por Deming, poderiam ser aplicadas no ensino superior português. Neste sentido, aplicou-se um inquérito por questionário na Universidade de Évora e os resultados deste estudo evidenciaram que esta instituição de ensino superior portuguesa poderia implementar alguns dos 14 princípios de Deming e a sua correcta aplicação permitiria caminhar no longo percurso da qualidade até à excelência.
Tipo de Documento Parte ou capítulo de livro
Idioma Português
Editor(es) Pereira, Sara Marques; Vaz, Francisco Lourenço
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