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O Ensino Português à procura da Qualidade

Autor(es): Saraiva, Margarida cv logo 1

Data: 2006

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/6315

Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora

Assunto(s): Qualidade de Ensino; Ensino de Qualidade; Excelência


Descrição
Em que pensaria o filosofo grego Heraclito quando disse que “Nada é permanente senão a Mudança”? Mais de dois milénios e meio passados, esta afirmação mantém-se cada vez mais actual. De tal forma que, com a globalização dos mercados, assiste-se ao aparecimento de inúmeras organizações que repetem ideias e produtos. Quando uma organização se quer adaptar à mudança, nem sempre é necessário reinventar tudo e começar do zero. Por vezes, a melhor atitude é fazer pequenas melhorias recorrendo a uma aposta na qualidade. O termo “Qualidade” está na moda no mundo da gestão, em geral, e no das organizações, em particular. Está na moda desde, pelo menos, há cinquenta anos. Mas, uma moda tão duradoura não é moda, é uma constante da vida económica. A noção de Qualidade é mais actual que nunca, mas este termo de uso corrente e banal encerra muitos ardis. Todos julgam saber o que é a qualidade, mas muito poucos são capazes de a definir correctamente. O conceito de qualidade por ser complexo de definir implica necessariamente uma certa versatilidade, abrangência e dificuldade na medição. Esta dificuldade torna-se ainda mais notória nas instituições de ensino. Um dos problemas que se levantam acerca da qualidade é saber "o que é a Qualidade?". Foi realizado um inquérito por questionário, em duas instituições de ensino superior portuguesas: o ISCTE e a Universidade de Évora, junto do pessoal docente e não docente, cujos objectivos foram o de obter uma definição de "Qualidade de ensino" e de auferir a opinião dos inquiridos sobre a qualidade e a imagem das suas instituições universitárias. Os resultados deste estudo permitiram identificar quatro grandes grupos temáticos que conduziram a uma definição de "Qualidade de ensino". Do estudo conclui-se que a imagem da instituição de ensino superior pode influenciar previamente esse conceito e que a discussão generalizada sobre Qualidade de ensino origina uma nova reflexão sobre essa definição e sobre os mecanismos a utilizar para a sua avaliação e melhoria.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
Editor(es) Mogollón, Ricardo Hernández; Jiménez, María Victoria Postigo
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