Autor(es):
Saraiva, Margarida
Data: 2006
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/6315
Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora
Assunto(s): Qualidade de Ensino; Ensino de Qualidade; Excelência
Descrição
Em que pensaria o filosofo grego Heraclito quando disse que “Nada é permanente senão a Mudança”? Mais de
dois milénios e meio passados, esta afirmação mantém-se cada vez mais actual. De tal forma que, com a
globalização dos mercados, assiste-se ao aparecimento de inúmeras organizações que repetem ideias e produtos.
Quando uma organização se quer adaptar à mudança, nem sempre é necessário reinventar tudo e começar do
zero. Por vezes, a melhor atitude é fazer pequenas melhorias recorrendo a uma aposta na qualidade.
O termo “Qualidade” está na moda no mundo da gestão, em geral, e no das organizações, em particular. Está na
moda desde, pelo menos, há cinquenta anos. Mas, uma moda tão duradoura não é moda, é uma constante da vida
económica. A noção de Qualidade é mais actual que nunca, mas este termo de uso corrente e banal encerra
muitos ardis. Todos julgam saber o que é a qualidade, mas muito poucos são capazes de a definir correctamente.
O conceito de qualidade por ser complexo de definir implica necessariamente uma certa versatilidade,
abrangência e dificuldade na medição. Esta dificuldade torna-se ainda mais notória nas instituições de ensino.
Um dos problemas que se levantam acerca da qualidade é saber "o que é a Qualidade?".
Foi realizado um inquérito por questionário, em duas instituições de ensino superior portuguesas: o ISCTE e a
Universidade de Évora, junto do pessoal docente e não docente, cujos objectivos foram o de obter uma definição
de "Qualidade de ensino" e de auferir a opinião dos inquiridos sobre a qualidade e a imagem das suas instituições
universitárias. Os resultados deste estudo permitiram identificar quatro grandes grupos temáticos que
conduziram a uma definição de "Qualidade de ensino". Do estudo conclui-se que a imagem da instituição de
ensino superior pode influenciar previamente esse conceito e que a discussão generalizada sobre Qualidade de
ensino origina uma nova reflexão sobre essa definição e sobre os mecanismos a utilizar para a sua avaliação e
melhoria.
Tipo de Documento
Artigo
Idioma
Português
Editor(es)
Mogollón, Ricardo Hernández; Jiménez, María Victoria Postigo