Autor(es):
Rego, Conceição
; Ramos, Isabel
Data: 2009
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/6137
Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora
Assunto(s): Centros Históricos; Instituições de Ensino Superior
Descrição
Os efeitos das instituições de ensino superior (IES) nas cidades e nas regiões são muito variados, tendo reflexos em diversos domínios, como por exemplo, ao nível económico, do emprego, da qualificação da população activa, da transferência de tecnologia e de inovação e da melhoria da qualidade de vida da população local. As IES também contribuem de forma variada para a alteração do ambiente sócio-cultural das cidades e das regiões onde se instalam, ainda que, ao contrário dos efeitos mais imediatos – de natureza económica - muitas alterações, neste domínio, apenas são perceptíveis a longo prazo. Neste documento que visa identificar o papel das universidades nos centros históricos, em particular no que respeita à sua revivificação humana e respectivos efeitos ao nível das condições de segurança, está organizado da seguinte forma: em primeiro lugar, abordaremos, do ponto de vista teórico e conceptual, a tipologia de relações se podem estabelecer entre as universidades e as cidades onde estas se instalam. De seguida, procuraremos avaliar os principais efeitos da U.E. na cidade onde está localizada, bem como na região envolvente e, de forma mais específica iremos detalhar os efeitos desta instituição no Centro Histórico de Évora . Terminaremos esta abordagem por apresentar algumas linhas de orientação do conceito UniverCidade, recentemente apresentado à academia pela Reitoria da U.E..