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A Filosofia de Deming e a Gestão da Qualidade Total no Ensino Superior Português

Autor(es): Saraiva, Margarida cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/5171

Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora

Assunto(s): Gestão da Qualidade Total; Ensino Superior; Princípios de Deming


Descrição
No presente artigo procura-se analisar, de uma forma sistemática e acessível, informação relevante acerca da filosofia da qualidade total (TQM), debruçando-se essencialmente sobre os 14 Princípios de Deming. Por outro lado, pretende-se averiguar se as técnicas da Gestão da Qualidade Total, desenvolvidas por esse “Guru” da qualidade, poderiam ser aplicadas no ensino superior português. Neste sentido, aplicou-se um inquérito por questionário em duas instituições de ensino superior portuguesas: o ISCTE-IUL e a Universidade de Évora. Os resultados deste estudo evidenciaram que as duas instituições de ensino superior portuguesas poderiam imple-mentar alguns dos 14 princípios de Deming e a sua correcta aplicação permitiria caminhar no longo percurso da qualidade até à excelência.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
Editor(es) Silva, José Luis Vaz; Carvalho, Ricardo
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