Document details

A Filosofia de Deming e a Gestão da Qualidade Total no Ensino Superior Português

Author(s): Saraiva, Margarida cv logo 1

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/5171

Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora

Subject(s): Gestão da Qualidade Total; Ensino Superior; Princípios de Deming


Description
No presente artigo procura-se analisar, de uma forma sistemática e acessível, informação relevante acerca da filosofia da qualidade total (TQM), debruçando-se essencialmente sobre os 14 Princípios de Deming. Por outro lado, pretende-se averiguar se as técnicas da Gestão da Qualidade Total, desenvolvidas por esse “Guru” da qualidade, poderiam ser aplicadas no ensino superior português. Neste sentido, aplicou-se um inquérito por questionário em duas instituições de ensino superior portuguesas: o ISCTE-IUL e a Universidade de Évora. Os resultados deste estudo evidenciaram que as duas instituições de ensino superior portuguesas poderiam imple-mentar alguns dos 14 princípios de Deming e a sua correcta aplicação permitiria caminhar no longo percurso da qualidade até à excelência.
Document Type Article
Language Portuguese
Editor(s) Silva, José Luis Vaz; Carvalho, Ricardo
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU