Detalhes do Documento

Concepções sobre qualidade de ensino por parte de professores e estudantes do I...

Autor(es): Martins, Maria José cv logo 1 ; Oliveira, Teresa cv logo 2 ; Bonito, Jorge cv logo 3

Data: 2009

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/4856

Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora

Assunto(s): Conceções; Qualidade de Ensino; Ensino superior; Portalegre


Descrição
Nas duas últimas décadas tem havido uma preocupação crescente com a qualidade no ensino superior, motivada parcialmente pela relação entre o investimento económico neste nível de ensino e o sucesso escolar e adaptação dos estudantes. Este estudo teve como objectivos conhecer e comparar as concepções de professores e estudantes do Instituto Politécnico de Portalegre sobre a qualidade de ensino e a forma de a melhorar na instituição e no curso em que leccionam ou que frequentam. Compararam-se também as concepções de estudantes e professores de cursos de baixo rendimento académico com os cursos de alto rendimento académico. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, efectuando-se uma análise de conteúdo às respostas a três questões abertas sobre a qualidade de ensino superior. O acordo entre juizes independentes foi de 85% para as respostas dos professores e de 80% para as dos estudantes. Os resultados sugerem que as categorias mais associadas ao conceito de qualidade, quer por professores quer por estudantes, são as metodologias de ensino e a competência dos professores. Aspectos relacionados com a gestão e organização institucional, a investigação e as infra-estruturas foram também referidas mas em menor grau que as anteriores.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
Editor(es) Silva, B.; Almeida, L.; Barca, A.; Peralbo, M.
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia