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La Calidad de la Enseñanza y las Actividades Prácticas de Laboratorio: Análisis...

Autor(es): Bonito, Jorge cv logo 1 ; Trindade, Vítor cv logo 2

Data: 2008

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/4843

Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora

Assunto(s): qualidade de ensino; nível de indagação; actividades práticas de laboratório; inventário de capacidades; inventário de dimensões


Descrição
Este estudo centra-se na influência que a natureza dos materiais do currículo e a sua adequação à aprendizagem no laboratório, exercem na qualidade do ensino ministrado por alunos estagiários, futuros professores. Foram seleccionados 11 documentos escritos que os alunos estagiários produziram para o desenvolvimento de actividades práticas laboratoriais, substituindo as propostas apresentadas pelos manuais escolares. Os documentos foram submetidos a uma análise quantitativa através do The Inquiry Level Index de Herron (1971) e do Laboratory Assessment Inventory de Tamir e Lunetta (1978) e foi feita, ainda, uma análise qualitativa com base no Laboratory Dimensions Inventory construído por Tamir e García Rovira (1992). Verificou-se que não existe uma influência relevante na qualidade de ensino quando se utilizam os exercícios práticos de laboratório produzidos pelos alunos estagiários. Estes resultados parecem poder ser atribuídos à dificuldade em desenvolver as competências de planificação ou de aplicação, através de exercícios práticos de laboratório que surgem nos documentos produzidos pelos alunos estagiários.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
Editor(es) Calonge, A.; Rebollo, L.; López-Carrillo, M. D.; Rodrigo, A.; Rábano, I.
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