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CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - DA FUNDAMENTAÇÃO À OPERACIONALIZAÇÃO

Autor(es): Cid, Marília cv logo 1 ; Fialho, Isabel cv logo 2

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/4741

Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora

Assunto(s): Avaliação; critérios de avaliação; gestão curricular


Descrição
A exigência de certificação das aprendizagens e a sua importância social tem mantido a avaliação sumativa num lugar de destaque na sociedade, arreigada a uma tradição centrada nos produtos da aprendizagem. A avaliação formativa, por sua vez, e apesar de consagrada nos documentos legais orientadores para o Ensino Básico e Secundário desde os anos noventa do século passado, tem levado tempo a implantar-se de forma sustentada e fundamentada no sistema educativo português. É por isso fundamental que esta seja entendida como estando ao serviço das aprendizagens e, como tal, valorizada pelos órgãos de gestão pedagógica das escolas e integrada nos projetos curriculares de escola e de turma. O currículo centrado em competências exige, por seu lado, um compromisso com a diversidade de instrumentos de avaliação, pois implica a criação de tarefas e situações-problema que funcionem ao mesmo tempo como instrumento avaliativo. O processo avaliativo é, por isso, uma tarefa complexa que exige a definição de critérios claros e transparentes, refletidos e discutidos pelas equipas docentes, para que todos os intervenientes entendam a avaliação como um ato credível e de responsabilidade e utilidade educativa e social.
Tipo de Documento Parte ou capítulo de livro
Idioma Português
Editor(es) Fialho, Isabel; Salgueiro, Hélio
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