Detalhes do Documento

Práticas Jazzísticas no Ensino do Clarinete

Autor(es): Lopes, Eduardo cv logo 1 ; Gaspar, Paulo cv logo 2

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/4429

Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora

Assunto(s): Música; Musicologia


Descrição
Com a chegada da estética do jazz ao ensino superior português e consequente integração das suas especificidades nas metodologias de ensino da música, é oportuno questionar a relação entre o ensino tradicional de instrumento e o ensino de instrumento jazz. Neste artigo iremos abordar de que forma as “práticas jazzísticas” poderão ser um conjunto relevante de ferramentas a integrar no ensino tradicional do clarinete. Como ponto de partida indicar-se-ão algumas das principais diferenças estéticas e culturais entre os géneros afro-americanos e o cânone dos géneros de tradição europeia. Por outro lado, e numa perspectiva inclusiva, analisaremos o método para ensino do clarinete da autoria de Benny Goodman publicado em 1942 – sendo Goodman reconhecido internacionalmente como um dos melhores exemplos de um clarinetista multifacetado. Observa-se também que a forma como o músico de jazz aborda o estudo do seu instrumento, em especial a nível da exploração de materiais melódicos, harmónicos e rítmicos poderá ser de grande importância para o ensino tradicional do clarinete bem como para a abordagem (estudo/interpretação) do seu repertório tradicional. Ao integrar estas práticas, o clarinetista não só ficará equipado com um espectro mais largo de exercícios para o estudo do seu instrumento, bem como incorporará no seu dia-a-dia o estudo da sempre tão “inacessível” improvisação.
Tipo de Documento Parte ou capítulo de livro
Idioma Português
Editor(es) Lopes, Eduardo
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia