Capítulo I: Vanda de Sá, ENSINO DA MÚSICA NO FINAL do ANTIGO REGIME: FATORES DE MUDANÇA E MODERNIDADE. A expansão do consumo e prática da música instrumental associada aos novos modelos de sociabilidade emergentes na segunda metade do século XVIII, provocou alterações no universo do ensino da música. À margem das instituições de ensino tradicionais que formavam os músicos profissionais, e que estavam associad...
Com a chegada da estética do jazz ao ensino superior português e consequente integração das suas especificidades nas metodologias de ensino da música, é oportuno questionar a relação entre o ensino tradicional de instrumento e o ensino de instrumento jazz. Neste artigo iremos abordar de que forma as “práticas jazzísticas” poderão ser um conjunto relevante de ferramentas a integrar no ensino tradicional do clari...
Com o uso de computadores para assistir investigadores na área da biologia na resolução de tarefas complexas, o seu potencial surgiu como uma ajuda preciosa para alcançar o que está para além das capacidades humanas. Para um biólogo, nos tempos que correm, lidar com um computador é uma tarefa tão trivial como realizar experiencias em laboratório. Assim, a capacidade fornecida pela tecnologia computacional, junt...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |