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Do conhecimento profissional dos professores epistemologicamente diferenciado: ...

Author(s): Bonito, Jorge cv logo 1 ; Rebelo, Hugo cv logo 2

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/4352

Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora

Subject(s): conhecimento profissional; modelo didático pessoal; formação de professores


Description
Os trabalhos de investigação parecem apontar para concepções didácticas dos professores no sentido de conceber o ensino como uma actividade centrada na explicação do professor, sendo os conteúdos o eixo da organização da aula. Este tipo de dados «reafirmam a evidência quotidiana de que na escola predomina ainda o ensino que se pode designar de tradicional». Para além disso, existem práticas alternativas a este modelo, embora não se apresentem bem fundamentadas e, portanto, com grande consistência. Parece assim evidente, que este tipo de práticas alternativas não é ainda, em quantidade e natureza, suficiente para que se possa afirmar que existe já um referencial curricular com suficiente tradição para poder, a curto prazo, transformar as práticas, e passar de um modelo tradicional e outras perspectivas onde o eixo da organização da aula seja a mediação da aprendizagem realizada pelo aluno. O instrumento de inquérito utilizado neste estudo consiste em 51 afirmações que estão organizadas nas originais quatro categorias (imagem da ciência, modelo didáctico pessoal, teoria subjectiva da aprendizagem e metodologia de ensino), elaborado com base no originalmente conhecido INPECIP, sendo a sua primeira versão foi construída por Martín del Pozo.Os dados que obtivemos apresentam consistência, encontrando-se na linha dos descritos por outros autores. Colocam em evidência que a abordagem curricular, da maioria dos professores de biologia e de geologia, consiste numa translação do empirismo científico para o terreno didáctico.
Document Type Article
Language Portuguese
Editor(s) Barca, A.; Peralbo, M.; Porto, A.; Brenlla, J. C.; Silva, B. D.; Almeida, L. S.
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