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O ensino das ciências experimentais no liceu, em Portugal, na I República (1910...

Author(s): Rebelo, Hugo cv logo 1 ; Bonito, Jorge cv logo 2 ; Marques, Luis cv logo 3

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/4333

Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora

Subject(s): Ensino das ciências experimentais; I República; Educação; História da ciência


Description
O ensino das ciências experimentais (ECE) em Portugal ficou, como pretendemos demonstrar, fortemente marcado pela instauração da República, que comemorou no ano transacto o seu centenário. A República de 1910 pretendeu reformar toda a mentalidade portuguesa, através do pilar base – a educação – pela qual seria capaz de sacudir a nossa maneira de ser, lançando desta forma o país para um progresso de nível europeu. O estudo a que nos propomos, uma investigação documental no domínio da História da Ciência1, visa aprofundar os conhecimentos existentes sobre esta época e perceber o impacto da reforma do ECE, principalmente nos Liceus, caracterizando as principais figuras, políticas e docentes responsáveis pela sua conceptualização e aplicação. Através desta investigação procuraremos lançar as primeiras bases para descobrir as origens deste pensamento, querendo ainda comparar os fundamentos psicopedagógicos, epistemológicos e sociológicos da época com as principais ideias actualmente presentes no ensino da Ciência. Com este trabalho pretendemos, num primeiro momento, apresentar e divulgar o desenho da investigação e os seus objectivos, na procura de estabelecer parcerias e receber contributos da comunidade académica interessada por esta problemática.
Document Type Article
Language Portuguese
Editor(s) Barca, A.; Peralbo, M.; Porto, A.; Brenlla, J. C.; Silva, B. D.; Almeida, L. S.
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