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Do conhecimento profissional dos professores epistemologicamente diferenciado: ...

Autor(es): Bonito, Jorge cv logo 1 ; Rebelo, Hugo cv logo 2

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/4323

Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora

Assunto(s): Conhecimento epistemológico; Metodologias de ensino; Formação de professores


Descrição
O objectivo deste estudo é descrever o conhecimento epistemológico dos professores, através das suas concepções acerca das metodologias de ensino. Foi definida a população de professores de Biologia e Geologia que, no ano lectivo de 2009-2010, leccionava no âmbito das DRE do Alentejo e do Algarve. Aplicou-se uma versão modificada do INPECIP, de Martín del Pozo (1994). Os resultados revelam que os professores defendem posições coerentes com uma visão empirista, adoptadas acerca da imagem da ciência, considerando que se deve ensinar ciência seguindo, precisamente, uma sequência metodológica de natureza científica, pese embora que não se deva contrapor o pensamento vulgar ao pensamento científico. Consideram, contudo, que os conteúdos são apenas instrumentos para o desenvolvimento do pensamento. Contrapondo com a posição anterior, os professores consideram, agora, que a quantidade de tempo dedicado à instrução não está associada à qualidade da aprendizagem.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
Editor(es) Reis, C. S.; Neves, F. S.
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