Detalhes do Documento

Envolvimento dos estudantes na escola: contributos para a sua conceptualização,...

Autor(es): Melo, Madalena cv logo 1 ; Pereira, Tiago cv logo 2

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/4252

Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora

Assunto(s): Envolvimento dos Estudantes na Escola; Insucesso, absentismo e abandono escolar; Ajustamento psicológico dos estudantes à escola


Descrição
Partamos de uma inquietação contemporânea. Porque será que numerosas investigações constatam que os/as alunos/as gostam da escola mas não das aulas? (Machado Pais, 1999). Que dinâmicas relacionais (aluno/a, professor/a, conteúdos curriculares, contexto) o justificam? Certamente que a forma como os estudantes se envolvem na escola poderá ajudar a explicar estas questões. Mais, são estas mesmas que determinam a actualidade do conceito “students engagement with school”. Tradicionalmente traduzido como envolvimento dos estudantes na escola, tem sido largamente estudado, investigado em diversos países e entendido como possível solução para o baixo desempenho académico, baixa participação na escola e para o abandono escolar, fenómenos ainda característicos de parte significativa da população estudantil portuguesa. A complexidade e abrangência do conceito determinam a existência de inúmeras definições e conceptualizações do mesmo (Appleton, Christenson, & Furlong, 2008), algo que funciona simultaneamente como uma potencialidade e uma limitação. Neste âmbito evidenciam-se três tipos de modelos explicativos do envolvimento dos estudantes da escola. Um inicial que o relaciona com o abandono escolar (Finn, 1989). Outro que o associa a dimensões motivacionais (Martin, 2007). Finalmente uma linha mais recente que lhe identifica diferentes componentes (cognitiva, comportamental e afectiva) e que o relaciona com os resultados escolares e com o ajustamento psicológico dos estudantes (Appleton, Christenson & Reschly; 2006; Appleton, Christenson, & Furlong, 2008; Lam & Jimerson, 2008) Este artigo pretende apresentar e discutir diferentes propostas de caracterização e conceptualização do envolvimento dos estudantes na escola, bem como práticas que visam a avaliação e promoção do mesmo.
Tipo de Documento Parte ou capítulo de livro
Idioma Português
Editor(es) Román Sánchez, J. - M.; Carbonero Martín, M. A.; Valdivieso Pastor, J. - D.
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia