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Do Pré-Escolar ao 1º Ciclo do Ensino básico: (des)continuidades e primeiros imp...

Autor(es): Silva, João cv logo 1 ; Melo, Madalena cv logo 2

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/4243

Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora

Assunto(s): Transições Escolares; Desenvolvimento Infantil; Educação Infãncia


Descrição
Resumo A transição entre o pré-escolar e o 1º ano do ensino básico, uma das primeiras e mais importantes transições de desenvolvimento e de vida, constitui um desafio para todas as crianças. A entrada na escola associa-se a um misto de expectativas e experiências, capaz de influenciar todas as transições futuras. Realizou-se um estudo com o objectivo de analisar as expectativas e as experiências desta transição, partindo de entrevistas semiestruturadas a 12 crianças do pré-escolar e 25 do 1º ano do ensino básico. As respostas foram analisadas a partir do software QSR NVivo 7 e das respectivas grelhas de análise de conteúdo. As crianças do pré-escolar apresentaram algum desconhecimento e expectativas desajustadas sobre o que vai acontecer com a entrada na escola e uma perspectiva mais simples da mesma; já as crianças de 1º ano descrevem mais claramente o seu confronto com a realidade, revelando mesmo algum “medo” do desconhecido e ansiedade, particularmente nos primeiros dias de escola. Estes resultados reflectem a acentuada descontinuidade entre o pré-escolar e o 1º ano descrita na literatura. Espera-se fornecer um importante contributo para a promoção das oportunidades oferecidas pela transição, através de intervenções e estratégias psicoeducativas adequadas
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
Editor(es) Barca, Alfonso; Peralbo, M.; Porto, A.; Brenlla Blanco, J. C.; Duarte da Silva, Bento; Almeida, L. S.
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