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Envolvimento do estudante na escola e autoestima: Um estudo com alunos do 2º e ...

Author(s): Melo, Madalena cv logo 1 ; Quaresma, Filipa cv logo 2

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/4234

Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora

Subject(s): Envolvimento dos estudantes na escola; Ajustamento psicológico dos estudantes à escola; Auto-Estima


Description
Resumo O envolvimento dos estudantes nas escolas é um constructo multidimensional que integra dimensões afectivas, cognitivas, comportamentais de ligação à escola. Este constructo tem despertado um interesse crescente no campo da Psicologia e da Educação, sendo considerado como uma solução para alguns dos problemas (baixo desempenho académico e abandono escolar) que afectam muitas escolas. A investigação tem mostrado que envolvimento exerce uma influência importante, quer nos resultados académicos, quer nas questões comportamentais e de funcionamento emocional dos alunos. Alguns autores (Lam & Jimerson, 2008) consideram que as três dimensões do envolvimento são fortemente influenciadas por factores contextuais e pessoais. Tendo em conta este modelo, foi elaborado um estudo que visa aprofundar o conhecimento relativamente ao envolvimento dos estudantes na escola e sua relação com os factores pessoais, designadamente com o autoconceito e autoestima. Para este estudo foram utilizados o Inquérito acerca do Envolvimento dos Estudantes na Escola (Veiga, 2011) e a versão portuguesa do Self-Perception Profile for Children (Harter, 1999) a uma amostra de 255 estudantes de 2º e 3º ciclos de uma escola de Évora. Nesta comunicação serão apresentados os principais resultados deste estudo, no que se refere à relação entre o autoconceito e autoestima e as dimensões do envolvimento.
Document Type Article
Language Portuguese
Editor(s) Barca, Alfonso; Peralbo, M.; Porto, A.; Brenlla Blanco, J. C.; Duarte da Silva, Bento; Almeida, L. S.
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