Autor(es):
Ramos, Joana Cristina Guerreiro
Data: 2014
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/11504
Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora
Assunto(s): Educação pré-escolar; Avaliação formativa; Aprendizagem; Prática de Ensino Supervisionada; Estágio; Preschool education; Assessment; Formative assessment; Learning; Supervised teaching practice´s; Internship
Descrição
O presente relatório, elaborado no âmbito das unidades curriculares Prática de Ensino Supervisionada I e II, em Creche e Jardim de Infância, visa compreender em que medida a avaliação formativa apoia e regula a ação educativa do educador de infância e perceber como este pode avaliar o desenvolvimento das crianças, tendo sempre em consideração o paradigma contextual da avaliação.
Para fundamentar estas questões foram utilizados diferentes instrumentos de avaliação: o Child Observation Record, referente ao modelo curricular High/Scope, o Perfil de Implementação do modelo curricular do Movimento da Escola Moderna, alusivo ao modelo referido e as Metas de Aprendizagem, propostas pelo Ministério da Educação e Ciência.
Considerando a metodologia de investigação-ação, o paradigma contextual da avaliação e os instrumentos de avaliação atrás referidos procurei, não só dotar a minha ação educativa de intencionalidade e, consequentemente, de qualidade, como aprofundar os meus conhecimentos acerca desta temática; ### Abstract:
Supervised Teaching Practice’s in Preschool Education – Assess to learn
This report, conducted in the context of curricular units Supervised Teaching Practice’s I and II in daycare center and kindergarten, aims to understand how formative assessment supports and regulates the preschool teacher’s action and how he can assess children’s development, considering contextual assessment’s paradigm.
To justify this matters, were used different kinds of assessment instruments: Child Observation Record, from High/Scope’s curricular model, Movement of the Modern Portuguese School Implementation’s Profile, from Movement of the Modern Portuguese School curricular model and Apprenticeship Goals, proposed by Portuguese Ministry of Education and Science.
Considering research-action’s methodology, contextual assessment’s paradigm and the assessment’s instruments quoted above, I try to provide my educational action of intentionality and, therefore, of quality, but I also aim to learn more about the assessment issue.