Detalhes do Documento

O Quadro Interactivo no Ensino da Matemática: Analisando o trabalho de dois pro...

Autor(es): Corrente, Amália cv logo 1

Data: 2009

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/11128

Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora

Assunto(s): Quadro interactivo; Trabalho Colaborativo; Desenvolvimento Profissional do Professor; Ensino-aprendizagem da Matemática


Descrição
Esta investigação reporta a um projecto desenvolvido em 2008/2009, numa escola do sul de Portugal, que visa compreender o impacto do quadro interactivo no ensino da Matemática. No sentido de identificar de que forma um contexto colaborativo poderá intervir na exploração e manuseamento daquela ferramenta, e qual a sua contribuição para o desenvolvimento profissional do professor, solicitou-se a participação de dois professores, aplicando-se uma metodologia de natureza qualitativa e interpretativa estruturada em dois estudos de caso. A recolha de dados baseou-se na realização de entrevistas semi-estruturadas, observação de aulas e sessões de reflexão. O estudo permitiu identificar factores da utilização do quadro interactivo em sala de aula e concluir que a equipa de trabalho constituiu uma base de apoio e entreajuda que promoveu um contexto de desenvolvimento profissional relevante para os professores. Apurou-se ainda a interactividade como uma noção que importa ser aprofundada no ambiente de ensino-aprendizagem das nossas escolas
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Borralho, António
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia