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“Desde que eles não mostrem”: perspetivas de professores/as sobre orientação se...

Autor(es): Melo, Madalena cv logo 1 ; Pelixo, Paulo cv logo 2

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/10132

Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora

Assunto(s): LGBT; heterossexismo; homofobia; preconceitos multidimensionais


Descrição
Este estudo tem como principal objetivo compreender a complexidade da expressão de preconceitos por parte de professores/as em relação a gays e lésbicas, área em que a investigação parece ser limitada. Neste sentido, procurámos avaliar esta questão com recurso a uma amostra de 204 professores/as de 13 escolas públicas do Distrito de Évora. Na realização deste trabalho, foram aplicados três instrumentos: questionário de caracterização sociodemográfica, Questionário de Discriminação Preconceito Polimorfo (Massey, 2009) e a subescala do Heterossexismo Moderno da Escala Multidimensional de Atitudes em relação a Gays e Lésbicas (Gato, Fontaine & Carneiro, 2012). Os principais resultados encontrados sugerem que o sexo, idade, posicionamentos político e religioso dos/as participantes se encontram relacionados com a expressão de preconceitos em relação a gays e lésbicas.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
Editor(es) Pereira, Anabela; Calheiros, Manuela; Vagos, Paula; Direito, Inês; Monteiro, Sara; Fernandes da Silva, Carlos; Allen Gomes, Ana
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