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Superdotação: conceitos, modelos de diagnóstico e intervenção psico-educativa

Autor(es): Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias cv logo 1

Data: 2009

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.13/202

Origem: DigitUMa - Repositório da Universidade da Madeira

Assunto(s): Superdotação; Inteligência; Diagnóstico; Intervenção; Educação especial; .; Centro de Artes e Humanidades


Descrição
A definição de sobredotação não está isenta de inseguranças e de controvérsias. O conceito não é estático, está em constante evolução, sendo que a tendência actual é caracterizada pela ponderação de outras variáveis além das cognitivas e da inteligência. Segundo o World Council for Gifted and Talented Children, considerase sobredotada a pessoa com elevado desempenho ou elevada potencialidade, em qualquer dos seguintes aspectos isolados ou combinados: capacidade intelectual geral, aptidão académica específica, pensamento criativo ou produtivo, talento especial para as artes visuais, dramáticas e musicais, capacidade motora e capacidade de liderança. A multiplicidade de conceitos acaba, assim, por traduzir a multiplicidade de critérios a ter em conta na definição de sobredotação, implicando que a avaliação seja também multirreferencial, abrindo, consequentemente, um leque diversificado de propostas de intervenção assim como o recurso a diferentes agentes, procedimentos e instrumentos de avaliação.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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