Detalhes do Documento

As metodologias de ensino baseadas na resolução de problemas: o caso de simulaç...

Autor(es): Teixeira, Ana Bela cv logo 1 ; Silva, Susana Maria cv logo 2 ; Aleixo, Maria da Conceição cv logo 3

Data: 2014

Origem: Repositório Comum

Assunto(s): Simulação Empresarial; Metodologias de Ensino; Ensino Baseado na Resolução de Problemas; Business Simulation; Teaching Methodologies; Problems Based Learning


Descrição
Comunicação apresentada nas XXIV Jornadas Luso Espanholas de Gestão Científica, 6-8 de fevereiro 2014, Leiria, Portugal Recorrendo a metodologias de ensino baseadas na resolução de problemas, Simulação Empresarial, na Licenciatura de Contabilidade e Finanças, é uma unidade curricular que faz a integração e consolidação curricular. Para aferir o atingimento dos objetivos da unidade curricular e a auto-avaliação efetuada pelos estudantes, foi-lhes apresentado um inquérito por questionário. Os resultados comparados com os últimos dois anos letivos, evidenciam também o reforço nas áreas de formação da Licenciatura e o atingimento dos objetivos propostos. Todavia, quer o nível de aprovação, situado nos 89%, contra os 100% dos outros anos da comparação, quer a descida da média, mediana e moda em mais de um ponto percentual, faz-nos questionar num trabalho futuro, se houve implicação nestes resultados, a aplicação das novas regras de funcionamento e transição de ano, entradas em vigor em 2012/2013, dado que, quer o corpo docente, quer as condições de funcionamento e avaliação, não sofreram alterações. Abstract:Using the problems based learning methodologies, Business Simulation, in an Accounting and Finance graduation, is a course that makes the integration and consolidation. To measure the achievement of the objectives and self-assessment performed by the students, they were presented with a survey. The results compared with the last two academic years, also reveal the enhancement in the areas of training and therefore the achievement of the proposed course objectives. However, whether the level of approval, located in 89%, against 100% in the rest of the years under review, whether the fall in average, median and mode in more than one percentage point, makes us question in future works, whether the application of the rules of operation and transition year, which came into force in 2012/2013, imply or not in these results, given that both the faculty and the conditions of operation and evaluation, suffered no changes at all.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia