Autor(es):
Teixeira, Ana Bela
; Silva, Susana Maria
; Aleixo, Maria da Conceição
Data: 2014
Origem: Repositório Comum
Assunto(s): Simulação Empresarial; Metodologias de Ensino; Ensino Baseado na Resolução de Problemas; Business Simulation; Teaching Methodologies; Problems Based Learning
Descrição
Comunicação apresentada nas XXIV Jornadas Luso Espanholas de Gestão Científica, 6-8 de fevereiro 2014, Leiria, Portugal Recorrendo a metodologias de ensino baseadas na resolução de problemas, Simulação Empresarial, na
Licenciatura de Contabilidade e Finanças, é uma unidade curricular que faz a integração e consolidação
curricular. Para aferir o atingimento dos objetivos da unidade curricular e a auto-avaliação efetuada
pelos estudantes, foi-lhes apresentado um inquérito por questionário. Os resultados comparados com os
últimos dois anos letivos, evidenciam também o reforço nas áreas de formação da Licenciatura e o
atingimento dos objetivos propostos. Todavia, quer o nível de aprovação, situado nos 89%, contra os
100% dos outros anos da comparação, quer a descida da média, mediana e moda em mais de um ponto
percentual, faz-nos questionar num trabalho futuro, se houve implicação nestes resultados, a aplicação
das novas regras de funcionamento e transição de ano, entradas em vigor em 2012/2013, dado que,
quer o corpo docente, quer as condições de funcionamento e avaliação, não sofreram alterações. Abstract:Using the problems based learning methodologies, Business Simulation, in an Accounting and Finance
graduation, is a course that makes the integration and consolidation. To measure the achievement of the
objectives and self-assessment performed by the students, they were presented with a survey. The
results compared with the last two academic years, also reveal the enhancement in the areas of training
and therefore the achievement of the proposed course objectives. However, whether the level of
approval, located in 89%, against 100% in the rest of the years under review, whether the fall in
average, median and mode in more than one percentage point, makes us question in future works,
whether the application of the rules of operation and transition year, which came into force in
2012/2013, imply or not in these results, given that both the faculty and the conditions of operation and
evaluation, suffered no changes at all.