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O discurso em torno das novas conceções de educação de adultos: fundamentos dos...

Autor(es): Calha, António cv logo 1

Data: 2013

Origem: Repositório Comum

Assunto(s): reconhecimento; adquiridos experienciais; educação de adultos


Descrição
O reconhecimento de competências e conhecimentos adquiridos em contextos não formais e informais tem-se vindo a afirmar como uma nova oferta dos sistemas educativos. A necessidade de desenvolver sistemas de reconhecimento no campo educativo são referenciadas no relatório Educação um tesouro a descobrir (1996) da Comissão Internacional sobre a Educação para o Século XXI apresentado à Unesco, e coordenado por Jacques Delors, bem como no Memorando sobre Aprendizagem ao Longo da Vida (2000), da responsabilidade da Comissão das Comunidades Europeias, onde se sugere a modernização dos sistemas e das práticas de certificação dos Estados-membro face às novas condições económicas e sociais. Os apelos institucionais à implementação de formas de reconhecimento das competências adquiridas através da experiência tendem a centrar a argumentação em duas premissas: i) a transferibilidade do conhecimento sustentada por princípios de equivalência do valor das aprendizagens; ii) o direito ao reconhecimento de competências obtidas em outros contextos de aprendizagem para além das instituições de educação e formação. Propomo-nos, nesta comunicação, analisar a natureza daqueles que nos parecem ser os principais argumentos que defendem os sistemas de reconhecimento. Discutiremos, em primeiro lugar, o modo como a institucionalização de sistema de reconhecimento de competência pressupõe o estabelecimento e a validação de critérios de equivalência do valor das aprendizagens ocorridas em diferentes contextos. Procuraremos, em segundo lugar, analisar a forma como o discurso em torno dos sistemas de reconhecimento de competências se funda no direito ao reconhecimento da dignidade e do valor do individual nas mais diversas dimensões.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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