Limitations in performing activities of daily living is one of the main constraints that hinder the effectiveness of policies to promote active aging. Several researches have revealed the existence of a relationship between aging with physical changes and loss of functional capacity. In this paper we seek to characterize the functional capacity of the Portuguese elderly using two indexes. On one hand, IDLA, ind...
European societies are facing social challenges arising from rapid demographic aging process. The emergence of a “graying society” has sparked the debate around the promotion of the living conditions of the elderly. In this paper we analyze the level of happiness of the elderly as an important dimension of quality of life, correlating with the subjective assessment of health status in southern Europe (Portugal,...
As competências de literacia em saúde constituem um importante recurso dos indivíduos para a determinação do seu bem-estar físico, psíquico e social. Os processos de aprendizagem destas competências não dependem apenas de contextos formais de educação para saúde, mas também de contextos não formais e informais. Neste artigo procuramos analisar os modos e processos de aprendizagem de competências de literacia em...
As sociedades europeias deparam-se hoje com desafios sociais que decorrem do rápido processo de envelhecimento demográfico. O surgimento de uma “sociedade grisalha” tem suscitado o debate em torno dos processos de promoção das condições de vida dos idosos. A satisfação com a vida e a felicidade têm-se afirmado como uma componente essencial a preservar e promover no processo de envelhecimento. Neste artigo procu...
As limitações na realização de atividades de vida diária constituem um dos principais constrangimentos que dificultam a efetivação de políticas de promoção do envelhecimento ativo. Várias investigações têm revelado a existência de relação entre o processo de envelhecimento e as alterações físicas associadas a perda de capacidade funcional (Whitbourne, 2002; Holstein et al., 2007). Os transtornos causados pela p...
Procuramos retratar as transformações institucionais ocorridas na escola ao longo das últimas décadas e a sua implicação no envolvimento dos alunos. Para tal, apresentamos os resultados da análise de relatos das experiências escolares presentes num conjunto de cem autobiografias elaboradas por adultos que passaram pelo sistema de Reconhecimento Validação e Certificação de Competências (RVCC), entre 2006 e 2011....
O reconhecimento de competências e conhecimentos adquiridos em contextos não formais e informais tem-se vindo a afirmar como uma nova oferta dos sistemas educativos. A necessidade de desenvolver sistemas de reconhecimento no campo educativo são referenciadas no relatório Educação um tesouro a descobrir (1996) da Comissão Internacional sobre a Educação para o Século XXI apresentado à Unesco, e coordenado por Jac...
Procuramos, nesta comunicação, proceder à definição de uma tipologia de atitudes relativas a sintomas de doença a partir do tratamento dos dados obtidos no European Social Survey (round 2). Com base nos resultados obtidos, aferimos, posteriormente, em cada um dos perfis identificados, as diferentes disposições no consumo de medicamentos. A análise realizada evidencia a existência de uma apropriação leiga das ló...
Procura-se no trabalho salientar a importância da identificação de perfis diferenciados de comportamento face à doença como forma de promover estratégias de educação para a saúde. A forma como os diferentes grupos sociais interpretam a doença poderá constituir um fator determinante na diferenciação do acesso aos cuidados de saúde. Esta comunicação procura contribuir para este debate, através da definição de uma...
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