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Conhecimento, atitudes e crenças dos professores sobre a perturbação de hiperat...

Author(s): Alvarez, Ana Rita Costa Martins cv logo 1

Date: 2014

Origin: Repositório Comum

Subject(s): Necessidades educativas especiais; Hiperactividade; Formação de professores


Description
A Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA) é um dos diagnósticos mais frequentes nas crianças em idade escolar. Frequentemente, estas crianças apresentam problemas relacionais e comportamentais que dificultam a adaptação no contexto escolar. Este estudo pretende aferir: i) o conhecimento, formação, atitudes, sentimentos e crenças dos professores relativamente à PHDA; ii) o tipo de estratégias a aplicar aos alunos com esta perturbação; iii) a existência de diferenças do nível de conhecimento da perturbação em função da formação realizada, do tempo de serviço prestado e do número de alunos com PHDA que os professores lecionaram; iv) e finalmente a influência da formação nas atitudes dos professores. Para tal, cinco questionários foram desenvolvidos e testados num universo de 225 professores, de forma a analisar o conhecimento e atitudes, mas também o percurso profissional e estratégias a aplicar. Os questionários foram estruturados da seguinte forma: i) recolha dos dados dos participantes (Questionário 1); ii) caracterização dos professores acerca da formação, lacunas sentidas na área da PHDA e reportes da sua experiência profissional no ensino destes alunos (Questionário 2); iii) desenvolvimento de um questionário para avaliar o conhecimento dos professores sobre a PHDA (Questionário 3); iv) desenvolvimento de um questionário de forma a analisar as estratégias mais utilizadas com alunos com PHDA, em ambiente de sala de aula (Questionário 4); e v) desenvolvimento do questionário de forma a analisar as atitudes, sentimentos e crenças dos professores acerca da PHDA (Questionário 5). Os resultados obtidos sugerem que: i) o conhecimento dos professores acerca da PHDA é médio baixo; ii) quanto mais formação os professores realizarem na área da PHDA, maiores conhecimentos apresentam acerca da perturbação; iii) não há diferenças significativas do nível de conhecimento dos professores em função dos anos de serviço e o número de alunos com PHDA; iv) as estratégias mais utilizadas pelos professores baseiam-se no Suporte Emocional, seguidas das Estratégias de Reforço; v) os professores aceitam o diagnóstico da PHDA como um problema educacional válido e legítimo; e vi) algumas atitudes e crenças dos professores são influenciadas pelo nível de conhecimentos/formação dos professores. Deste modo, quanto maior a formação em PHDA, maior o nível de conhecimento, maior a capacidade para lidar eficazmente com esse tipo de alunos e menor o efeito negativo provocado no ambiente de sala de aula.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
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