Detalhes do Documento

Simulação empresarial: um caso de sucesso

Autor(es): Aleixo, Maria da Conceição cv logo 1 ; Teixeia, Ana Bela cv logo 2 ; Silva, Susana Maria cv logo 3

Data: 2013

Origem: Repositório Comum

Assunto(s): Sucesso escolar; Simulação empresarial; Metodologias de ensino; Novas; Tecnologias de informação e comunicação; Scholar success; Business simulation; Teaching methodologies; New technologies of information and communication


Descrição
Comunicação apresentada em XXII Jornadas Hispano-Lusas de Gestión Cientifica, 2012 O sucesso escolar é uma preocupação nacional e vários autores associam-no ao uso de novas metodologias de ensino e ao recurso às Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC). A funcionar no último semestre da Licenciatura em Contabilidade e Finanças, Simulação Empresarial é uma unidade curricular integradora, que recorre ao uso de metodologias de ensino assente em resolução de problemas, em regime de tutoria, associadas às NTIC. Para aferir, o alcance dos objectivos da unidade curricular e a auto-avaliação efectuada, foi apresentado um inquérito por questionário aos estudantes inscritos na mesma nos anos lectivos de 2009/2010 e 2010/2011, que constituem a amostra. Os resultados demonstram que o sucesso da unidade curricular é patente quer pelo nível de aproveitamento e média de aprovação, quer pela avaliação do cumprimento dos objectivos da unidade curricular e auto-avaliação efectuada no final do semestre relativa à evolução dos conhecimentos adquiridos pelos estudantes em Contabilidade Financeira, Finanças, Orçamentação e Fiscalidade. The scholar success is a national goal and several authors associate it with the use of new teaching methodologies and the use of New Technologies of Information and Communication (NTIC). Running in the last semester of the Degree in Accounting and Finance, Business Simulation is an integrated course, which encourages the use of teaching methodologies based in solving problems associated with NTIC, running under mentoring. To narrow the scope of the objectives of the course and selfevaluation, a questionnaire was applied to students enrolled in the course in the academic year 2009/2010 and 2010/2011, in the sample. The results show that the success of the course is evident both by the level and average approval, either by assessing compliance with the objectives of the course and self-assessment at the end of the semester on the development of knowledge acquired by students in Accounting Financial, Finance, Budget and Taxation.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia