Document details

Auto-percepção das competências empreendedoras dos estudantes: um estudo do Ins...

Author(s): Costa, Teresa cv logo 1 ; Carvalho, Luísa Margarida Cagica cv logo 2 ; Mares, Pedro cv logo 3

Date: 2012

Origin: Repositório Comum

Subject(s): Ensino do empreendedorismo; Ensino superior; Perfil empreendedor; Entrepreneurship education; Higher education; Entrepreneurial profile


Description
Comunicação apresentada em XXII Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica, Vila Real Há um crescente reconhecimento de que o empreendedorismo é uma força motriz na promoção do crescimento económico, competitividade e criação de emprego das nações. Uma vez que o espírito empreendedor de qualquer um pode ser desenvolvido e melhorado, o sistema educacional assume um papel importante na aprendizagem dos alunos a serem empreendedores. Na verdade, o desenvolvimento de competências essenciais, capacidades e atitudes em relação ao empreendedorismo pode contribuir para comportamentos empreendedores. Este trabalho tem como objectivo avaliar o nível de perfil empreendedor dos alunos que frequentaram as disciplinas de Empreendedorismo e Empreendedorismo e Criação de Empresas no Instituto Politécnico de Setúbal (IPS). Foi aplicado um inquérito a estudantes de Empreendedorismo do IPS, no qual foram recebidas 90 respostas. Os resultados deste estudo empírico fornecem informações importantes que permitem o desenvolvimento de um currículo apropriado e de programas extra curriculares mais adequados para diferentes padrões de perfis empreendedores. There is a growing recognition that entrepreneurship is a driving force in promotion of economic growth, competitiveness and job creation of the nations. Once the entrepreneurship skills of anyone can be developed and improved, educational system assumes an important role in taught students to be entrepreneurs. In fact, the development of essential skills, capabilities and attitudes towards entrepreneurship can contribute for entrepreneurial behaviors. The paper aims to evaluate the level of entrepreneurship profile of students who attended the subjects of entrepreneurship and entrepreneurship and enterprise creation in Polytechnic Institute of Setubal (IPS). An inquiry was applied to entrepreneurship students from IPS and 90 answers were received. The results of this empirical study provide important information that allows the development of proper curricular and extra curricular programs more suitable to different patterns of entrepreneurial profiles.
Document Type Conference Object
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU