Detalhes do Documento

Física, comunicação ou… integração?

Autor(es): Paiva, Ana Paula Salvo cv logo 1

Data: 2007

Origem: Repositório Comum

Assunto(s): surdos; Física; computador; TIC; ensino; aprendizagem; contexto; eLearning presencial


Descrição
Resumo "Todos diferentes, todos iguais". Ensinar alunos surdos de forma eficaz requer recursos e estratégias diversificados para criar contextos de ensino-aprendizagem o mais "iguais" possível. Se a comunicação professor - aluno surdo não for fluente fica comprometida a construção de aprendizagens. Estabelecer comunicação eficaz, para dotar os alunos de competências que permitam a sua integração plena na sociedade em cada momento da vida, é necessário. A literatura indica que o recurso a Tecnologias da Informação e da Comunicação pode contribuir para uma maior eficácia do ensino-aprendizagem, em particular com alunos menos competentes que os seus pares. Efectuou-se uma investigação para descrever o ensino-aprendizagem de Física num contexto em que a comunicação educativa foi mediada pelo computador, utilizando materiais produzidos para a investigação com base no referencial teórico do "Modelo de Processamento da Informação" de Gagné; participaram quatro alunos surdos e o respectivo professor. Observou-se desinteresse dos alunos pela aprendizagem da Física; motivação pelo uso do computador, do software (acrescida pelo retorno recebido) e pela realização de actividades experimentais; concentração no trabalho; ligeiro acréscimo de autonomia na aprendizagem. Entre outros aspectos, concluiu-se que houve recepção parcial da mensagem educativa e aprendizagem efectiva sobre o tema; não houve acréscimo imediato de motivação pelo estudo da Física; a competência evidenciada nas tarefas e os ganhos de autonomia podem induzir ganhos de auto-estima, com reflexos no futuro dos jovens tanto na escola como na sociedade, facilitando a sua integração plena. Palavras-chave: surdos, Física, computador, TIC, ensino, aprendizagem, contexto.
Tipo de Documento Parte ou capítulo de livro
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia