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eLearning no ensino presencial: A integração das TIC e do ensino experimental n...

Autor(es): Paiva, Ana Paula Salvo cv logo 1

Data: 2010

Origem: Repositório Comum

Assunto(s): eLearning presencial; ensino experimental das ciências; formação contínua de professores e educadores; tecnologias de informação e comunicação; tic


Descrição
A Formação Contínua de Professores e Educadores pode ser indutora da alteração de práticas pedagógicas, nomeadamente no que respeita à recriação de contextos de ensino‑aprendizagem em que o potencial de utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação possa ser aproveitado de forma eficaz, promotora de acréscimos de qualidade e quantidade das aprendizagens. Neste trabalho descrevem‑se o caso de uma Acção de Formação de Professores de Ciências Experimentais do Ensino Básico e Secundário (25h) e o caso de uma Acção de Formação de Educadores (25h) desenvolvidas em ambientes de eLearning presencial, visando a integração das Tecnologias de Informação e Comunicação e do ensino experimental nas práticas pedagógicas, em cada nível de ensino. Nestas acções, as ideias-chave na concepção dos ambientes formativos foram: metodologias activas de ensino-aprendizagem; recurso sistemático a materiais e actividades em suporte digital, organizados e distribuídos através de uma plataforma de gestão de aprendizagens (Moodle); realização de actividades científicas experimentais, em condições de segurança e com informação científica adaptável ao estado de desenvolvimento de crianças do pré-escolar (utilizando materiais facilmente acessíveis e/ou recicláveis) e utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação para preparação, registo e divulgação de informação sobre as actividades experimentais (Educadores); simulação de actividades científicas experimentais com recursos digitais e utilização do computador na produção de materiais utilizáveis em contexto científico experimental (Professores de Ciências Experimentais); utilização contextualizada de software e hardware no ambiente formativo, privilegiando recursos de utilização livre; experimentação reflexiva de recursos em actividades passíveis de promover transferência posterior para os contextos de docência dos formandos; realização de actividades tanto na perspectiva de formando / aluno, como na perspectiva de formador / conceptor de ambientes de aprendizagem; promoção da partilha de conhecimento ao vivo e mediada pela utilização do computador; expansão dos limites do espaço formativo para a vastidão de potencialidades acessíveis através da Internet, em percursos objectivos e previamente direccionados ou posteriormente definidos pelos formandos. Apresentam-se também os resultados do estudo dos contextos de formação e da posterior transferência de aprendizagens para o quotidiano docente, obtidos através de uma investigação de doutoramento desenvolvida na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Católica Portuguesa. Palavras-chave: eLearning presencial, ensino experimental das ciências, formação contínua de professores e educadores, tecnologias de informação e comunicação, tic, ABSTRACT: Lifelong Teachers Training may induce teaching practices changes, namely about teaching and learning contexts redesign, where Information and Communication Technologies (ICT) potential can be efficiently used to promote learning quality and quantity gains. This work describes the case of a Secondary Science Teachers training course (25h) and the case of a Kindergarten and Preschool Teachers training course (25h), about Information and Communication Technologies and science experimental practices integration, on either teaching levels, both courses conducted under face-to-face eLearning environments. The key-ideas guiding the learning environments design on these Trainer Courses were: learner-centred formative strategies; systematic use of digital learning materials and activities, organized and distributed through a Learning Management System (Moodle); practice of science experimental activities, conducted under safety conditions and complemented with scientific information adapted to Kindergarten and Preschool children development state (using easily accessible and/or recyclable materials) and Information and Communication Technologies use for organization, collecting and sharing of science activities related information purposes (Kindergarten and Preschool Teachers); science experimental activities simulation, based on digital resources, and computer use for development of experimental science support digital materials (Secondary Science Teachers); learning context integrated hardware and software use, preferentially free use resources; reflexive resources use on learning activities, expected to be the seed to promote later teaching context transfer; development of learning activities, both conducted under a trainee / student and a trainer / learning environment designer perspectives; promotion of face‑to‑face and computer mediated knowledge sharing; expansion of the formative physical space limits towards the unlimited potential of internet available resources, either through objective and previously defined browsing ways or trainee defined ones. The results of each course context study and later learning transfer into teaching daily practices, obtained through a PhD investigation work conducted at the Human and Social Sciences Department of the Portuguese Catholic University, are also presented. Keywords: face-to-face eLearning, ict, information and communication technologies, lifelong teachers training, science experimental teaching
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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