Detalhes do Documento

Utilização de estratégias pedagógicas diversificadas para o ensino de economia ...

Autor(es): Carvalho, Luísa Margarida Cagica cv logo 1 ; Sardinha, Boguslawa Maria Barszczak cv logo 2 ; Dominguinhos, Pedro cv logo 3

Data: 2004

Origem: Repositório Comum

Assunto(s): Estratégias pedagógicas diversificadas; Literacia económica; Saber certo; Saber relativo; Diversify pedagogical strategies; Economic literacy; Descriptive and procedural knowledge


Descrição
Comunicação apresentada nas XIV Jornadas Luso Espanholas de Gestão Científica, Ponta Delgada - Açores Este trabalho descreve experiências de ensino de economia a alunos de gestão, em duas disciplinas: Princípios de Economia (disciplina de carácter introdutório) e Ambiente Económico (disciplina de continuação), através da diversificação das estratégias de aprendizagem, distanciando-se do ensino tradicional expositivo onde o docente é o principal protagonista. Considerando, a natureza específica de cada disciplina, na disciplina introdutória deverão ser adquiridos conceitos instrumentais, de uma forma clara que permita gerar segurança, para que, quando aplicados na disciplina de continuação os alunos sejam capazes de questionar e discutir. Ou seja, a disciplina introdutória transmitiria um saber certo (mais próximo do ensino secundário), enquanto que, a disciplina de continuação apostaria num saber relativo, questionável e apelante ao espírito crítico. Estas estratégias pedagógicas diversificadas permitem responder de forma mais adequada a turmas cada vez mais heterogéneas e aumentar a literacia económica. This work describes the experience of teaching two courses of economics to management students at a polytechnic in Portugal. The teaching strategies used in the introductory course, “The Principles of Economics”, and the following course “The Economic Environment”, are neither of the traditional lecture type nor with the teacher’s role as one of “sage on the stage”. The objectives of the first course are to enable students to clearly understand the concepts and instruments they will need to question and discuss in their following course. The introductory subject is expected to provide the descriptive knowledge (similar to their secondary-school knowledge), while the following discipline should provide for procedural knowledge which helps cultivate a critical spirit in the students. These diverse strategies represent a way of responding to the needs of students in increasingly larger heterogeneous classes with the objective of improving students’ economic literacy.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia