Autor(es):
Ferrão, Mariana Leonor da Conceição
Data: 2012
Origem: Repositório Comum
Assunto(s): Alimentos; Consumidores; Food; Consumers
Descrição
Dissertação de Mestrado em Segurança e Qualidade Alimentar na Restauração. As tendências mundiais da alimentação dos últimos anos indicam um interesse acentuado dos consumidores em certos alimentos que, para além do valor nutritivo, aportam benefícios para as funções fisiológicas do organismo humano. Assiste-se, atualmente, a uma preocupação generalizada com um conjunto de problemas de saúde associados, principalmente, à tensão quotidiana da vida urbana. A par deste fenómeno, tem-se assistido a um aumento da oferta, variedade e qualidade dos produtos alimentares, assim como ao aperfeiçoamento de estratégias de marketing para promover tais produtos. Estas variações nos padrões de alimentação, geraram uma nova área de desenvolvimento nas ciências dos alimentos: os alimentos funcionais.
Foi administrado um inquérito difundido via online aos consumidores portugueses que abordava questões relacionadas com a saúde e questões relativas a alimentos funcionais: crenças relativas aos mesmos, hábitos de consumo, critérios de escolha das diferentes marcas e pistas para a criação de novos produtos.
Os resultados mostram uma população predominantemente feminina (73,8%), com 70,5% apresentando grau de escolaridade superior e média de idades de 26,8 anos. Os inquiridos demonstraram que as suas três principais preocupações de saúde são o cancro, doenças cardiovasculares e peso e que as suas três atitudes principais no que toca a manutenção da saúde são alimentação saudável, exercício físico e descanso. Quando abordados sobre questões relacionadas com os alimentos funcionais, 79% concorda plenamente que certos alimentos possuem benefícios para a saúde para além da nutrição básica, 85% concorda que estes alimentos são eficazes ou muito eficazes, 92% mostraram-se interessados ou muito interessados em aprender mais sobre estes alimentos e 14% forneceram pistas relativas à criação de novos alimentos funcionais. Relativamente a hábitos de consumo, 66% consomem semanalmente ou diariamente alimentos funcionais. O fator que mais os influencia, na escolha dos alimentos funcionais é o benefício para a saúde que lhe está associado e o que os impulsiona a escolher entre as diferentes marcas é a informação do rótulo nutricional.
A partir da análise dos resultados foi possível refletir sobre o posicionamento dos diferentes alimentos e das diferentes marcas e retirar conclusões sobre o comportamento dos consumidores face a estes produtos. A compreensão das atitudes e expetativas dos consumidores face a esta temática poderá servir de base ao desenvolvimento de novos produtos funcionais e estratégias de marketing.