Detalhes do Documento

Promoção da igualdade de género - um estudo em contexto de educação pré-escolar

Autor(es): Marchão, Amélia de Jesus G. cv logo 1

Data: 2012

Origem: Repositório Comum

Assunto(s): educação de infância; gestão do currículo; promoção da igualdade de género


Descrição
Nesta comunicação apresentam-se os resultados de um estudo desenvolvido sobre a igualdade de género em contexto de educação pré-escolar no ano letivo 2010-2011. No estudo procurou-se: desocultar as conceções das crianças sobre a igualdade de género e ao mesmo tempo perceber como é que as conceções dos adultos influenciam as conceções das crianças; definir um conjunto de atividades a desenvolver com as crianças em idade pré-escolar que fomentem a construção da igualdade de género para a cidadania plena. Metodologicamente o estudo desenvolveu-se num quadro de investigação-ação, o que permitiu o desenvolvimento de um processo de reflexão e de reconstrução de práticas dinâmico, interativo, aberto e adaptado às circunstâncias e fenómenos do contexto em estudo. Foi possível um conhecimento aprofundado da realidade e foi possível agir em responsividade às conceções sobre a igualdade de género apresentadas pelas crianças em idade pré-escolar.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia