Este estudo leva-nos a reconhecer a importância da avaliação no contexto da educação pré-escolar e a encará-la num sentido contextual e sistémico. Quando se considera a criança como um ‘ser competente’ torna-se necessário aceitar a sua participação e capacidade de decidir, nomeadamente quando se trata de avaliar o seu percurso e as suas aprendizagens. Nesse sentido, o/ educador/a de infância deve promover prát...
Apresentam-se neste artigo os resultados de um estudo que se desenvolveu no distrito de Portalegre, Portugal. O estudo incluiu seis estudos de caso – três salas de educação pré-escolar e três salas do 1.º ciclo do ensino básico – e foi o seu objetivo principal desocultar as práticas pedagógicas das educadoras de infância e das professoras do 1.º ciclo. Assim, através de um quadro essencialmente narrativo, inte...
No âmbito das práticas curriculares e pedagógicas que afirmam a escola para todos, cabe a educação para a igualdade de género, sobretudo porque na formação de uma criança cidadã importa educar para a igualdade de direitos apesar de, em simultâneo, se educar para a aceitação e rentabilização das diferenças entre uns e outros. Nesta comunicação apresentam-se alguns resultados (ainda que em síntese) de estudos de...
Nesta comunicação apresentam-se os resultados de um estudo desenvolvido sobre a igualdade de género em contexto de educação pré-escolar no ano letivo 2010-2011. No estudo procurou-se: desocultar as conceções das crianças sobre a igualdade de género e ao mesmo tempo perceber como é que as conceções dos adultos influenciam as conceções das crianças; definir um conjunto de atividades a desenvolver com as crianças ...
| Financiadores do RCAAP | |||||||
|
|
|
|
|
|
||