Encontrados 4 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

A avaliação da aprendizagem na educação pré-escolar. O portefólio da criança

Marchão, Amélia de Jesus G.; Fitas, Ana Cristina Presumido

Este estudo leva-nos a reconhecer a importância da avaliação no contexto da educação pré-escolar e a encará-la num sentido contextual e sistémico. Quando se considera a criança como um ‘ser competente’ torna-se necessário aceitar a sua participação e capacidade de decidir, nomeadamente quando se trata de avaliar o seu percurso e as suas aprendizagens. Nesse sentido, o/ educador/a de infância deve promover prát...

Data: 2014   |   Origem: Repositório Comum

Gestão do currículo no jardim de infância e na escola do 1.º ciclo: estilos de ...

Marchão, Amélia de Jesus G.

Apresentam-se neste artigo os resultados de um estudo que se desenvolveu no distrito de Portalegre, Portugal. O estudo incluiu seis estudos de caso – três salas de educação pré-escolar e três salas do 1.º ciclo do ensino básico – e foi o seu objetivo principal desocultar as práticas pedagógicas das educadoras de infância e das professoras do 1.º ciclo. Assim, através de um quadro essencialmente narrativo, inte...

Data: 2013   |   Origem: Repositório Comum

Educar para a igualdade de género no contexto da educação básica

Marchão, Amélia de Jesus G.

No âmbito das práticas curriculares e pedagógicas que afirmam a escola para todos, cabe a educação para a igualdade de género, sobretudo porque na formação de uma criança cidadã importa educar para a igualdade de direitos apesar de, em simultâneo, se educar para a aceitação e rentabilização das diferenças entre uns e outros. Nesta comunicação apresentam-se alguns resultados (ainda que em síntese) de estudos de...

Data: 2013   |   Origem: Repositório Comum

Promoção da igualdade de género - um estudo em contexto de educação pré-escolar

Marchão, Amélia de Jesus G.

Nesta comunicação apresentam-se os resultados de um estudo desenvolvido sobre a igualdade de género em contexto de educação pré-escolar no ano letivo 2010-2011. No estudo procurou-se: desocultar as conceções das crianças sobre a igualdade de género e ao mesmo tempo perceber como é que as conceções dos adultos influenciam as conceções das crianças; definir um conjunto de atividades a desenvolver com as crianças ...

Data: 2012   |   Origem: Repositório Comum

4 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor



Data




Tipo de Documento



Recurso


Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia