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Pessoal não docente: um estudo desenvolvido em dois Agrupamentos de Escolas sob...

Autor(es): Mirão, Lígia Maria Guerreiro cv logo 1

Data: 2012

Origem: Repositório Comum

Assunto(s): Formação de adultos; Necessidades de formação; Pessoal não docente; Melhoria do desempenho profissional; Melhoria do contexto profissional


Descrição
Este trabalho realiza um estudo de caráter qualitativo com o objetivo de compreender as necessidades de formação do pessoal não docente e de que modo é que a formação pode contribuir para a melhoria do seu desempenho profissional. A metodologia utilizada contemplou a realização de inquéritos por questionário ao pessoal não docente de dois Agrupamentos de Escolas e a condução de entrevistas a Entidades que promovem a oferta de formação e desenvolvem Programas que possibilitam às pessoas que se encontram desempregadas, o desenvolvimento de atividades nos Estabelecimentos de Ensino, assim como à Direção de dois Agrupamentos de Escolas. A legislação que regula a profissão dos Assistentes operacionais não é suficientemente exigente no que concerne às suas habilitações académicas e formação profissional, verificando-se uma escassa oferta formativa destinada a este grupo de profissionais. A formação de adultos é abordada e direcionada para o contexto profissional, relevando a sua importância no desempenho profissional dos Assistentes operacionais. Questionamo-nos e refletimos sobre a necessidade de formação do pessoal não docente no contexto escolar atual. A recolha de dados e a sua análise posterior permite-nos constatar que os Assistentes operacionais consideram a formação importante para o desempenho profissional, revelando interesse em frequentar ações de formação.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
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