Autor(es):
Martins, Lúcia Maria Cruz
Data: 2011
Origem: Repositório Comum
Assunto(s): Projeto; investigação-ação; Literatura infantil; transversalidade; Pré-escolar
Descrição
A Educação Pré-Escolar é uma etapa decisiva na formação da criança
enquanto indivíduo, tendo esta o dever de proporcionar situações de contacto com a
literatura, promovendo o desenvolvimento global – cognitivo, psicoemocional, cívico,
moral, estético e linguístico – da criança.
O contacto da criança com o livro de qualidade, desde os primeiros anos de
vida, e com a Literatura Infantil em particular, é fundamental para promover uma
iniciação estética e literária que será determinante no seu futuro enquanto leitora, uma
vez que possibilita a descoberta do prazer da leitura, estimula a sua capacidade
imaginativa e criativa, desenvolve a sua sensibilidade artística, a sua capacidade
reflexiva e a aquisição de convenções literárias que lhe permitirão usufruir, de forma
compreensiva, da riqueza e da polissemia da linguagem literária e da linguagem
icónica.
No entanto, em contexto educativo, a Literatura Infantil pode igualmente ser
abordada numa perspetiva transversal e transdisciplinar, devido à sua vertente
formativa e aos temas que, frequentes vezes, se relacionam com a educação para a
cidadania, nas suas múltiplas facetas.
Assim, neste Relatório Final pretendo apresentar um Projeto de Investigaçãoação
que desenvolvi no âmbito da minha Prática e Intervenção Supervisionada (PIS)
do Mestrado em Educação Pré-Escolar na sala de atividades B do Jardim de Infância
do Atalaião, tendo como tema “A Transversalidade da Literatura Infantil em contexto
Pré-Escolar”. Para a elaboração deste projeto, considerei importante recuperar
algumas das informações que compunham o meu Projeto de Observação/Relatório,
realizado no âmbito da Unidade Curricular de Observação e Cooperação
Supervisionada, deste mesmo mestrado, partindo desses dados da observação do
contexto de PIS para implementar um projeto de intervenção-ação centrado na
abordagem transversal e transdisciplinar da Literatura Infantil, com crianças com
idades compreendidas entre os quatro e os seis anos.