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Proposta de programa de integração num jardim-escola - estudo de caso

Autor(es): Gonçalves, Mónica cv logo 1

Data: 2009

Origem: Repositório Comum

Assunto(s): Integração profissional; Jardim de infância; Socialização; Organização; Formação inicial


Descrição
O objecto de estudo deste trabalho é o processo de integração docente num Jardimescola. Partimos para este projecto absolutamente convictos da sua premente necessidade, uma vez que estamos na presença de uma organização, que recebe com frequência novos docentes, cuja célere integração é totalmente prioritária, para o alcançar dos objectivos organizacionais. Com esta pesquisa pretendeu-se dar um modesto contributo para a melhoria do processo de integração, através da elaboração de uma proposta de programa. Deste modo, procurámos compreender como se processava a integração de novos docentes, fundamentalmente das necessidades e dificuldades que os mesmos vivenciavam no seu processo de socialização. Foi adoptada uma metodologia qualitativa do tipo estudo de caso. Foram escolhidos docentes pertencentes ao jardim-escola que estivessem dentro dos primeiros três anos de trabalho, ou seja, no inicio de carreira. As técnicas utilizadas para a recolha de dados, foram a observação directa, questionários, entrevista e análise documental, para posteriormente se proceder à triangulação dos dados que foram recolhidos. Concluímos que muito há a fazer neste domínio, o que levou à construção de uma proposta de programa de integração. Não pretendemos e estamos absolutamente convictos que com este projecto não encontrámos a solução para todos os problemas do Jardim-escola na integração dos seus docentes, mas estamos cientes da sua importância e que ao abrirmos esta janela, vai possibilitar o debate com o objectivo de melhoria e mudança, as quais temos plena consciência que em última análise, dependem da vontade e do envolvimento dos diversos actores educativos.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
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