Encontrados 10 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

Namoro na adolescência: atitudes de legitimação de violência e estratégias de r...

Gonçalves, Mónica Andreia da Silva

Dissertação de Mestrado, Psicologia da Educação (Contextos Comunitários), 20 de Setembro de 2013, Universidade dos Açores. ; O presente estudo pretende ser um contributo para conhecer o que pensam adolescentes dos Açores sobre o problema social que é a violência na intimidade. Assim, os objectivos desta investigação foram: (1) tomar conhecimento de atitudes de legitimação de adolescentes acerca da violência no...


Violência nas organizações escolares da RAM: quando os professores são as vitimas…

Gonçalves, Mónica; Bento, António; Ribeiro, Maria Isabel

Com frequência, somos alertados para situações de bullying que ocorrem nas escolas portuguesas. No entanto, este fenómeno não se resume apenas aos alunos, podendo também os professores ser vítimas de comportamentos abusivos e repetitivos por parte dos seus alunos. Neste contexto, esta investigação, de natureza quantitativa e descritiva, tem como objectivos perceber de que forma o fenómeno do bullying/violência...

Data: 2013   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Fatores influenciadores da gestão da qualidade e independência do auditor: um e...

Gonçalves, Mónica Albertina Vieira

Dissertação apresentada ao Instituto Superior de Contabilidade para obtenção do Grau de Mestre em Auditoria Orientada por: Doutora Alcina Dias ; Muitas empresas promovem a Gestão da Qualidade e a Informação Credível como um valor central para o cliente e consideram-nas um fator crítico de sucesso para atingir a competitividade. A melhoria da qualidade quer a nível de Gestão quer a nível de Informação é conside...


Individual characteristics and student's engagement in scientific research : a ...

Salgueira, Ana Paula; Costa, Patrício Soares; Gonçalves, Mónica; Magalhães, Eunice; Costa, Manuel João

Background: In light of the increasing recognition of the importance of physician scientists, and given the association between undergraduate research experiences with future scientific activity, it is important to identify and understand variables related to undergraduate student’s decision to engage in scientific research activities. The present study assessed the influence of individual characteristics, incl...


Violência nas organizações escolares da RAM: quando os professores são as vítimas…

Gonçalves, Mónica; Bento, António; Ribeiro, Maria Isabel

Com frequência, somos alertados para situações de bullying que ocorrem nas escolas portuguesas. No entanto, este fenómeno não se resume apenas aos alunos, podendo também os professores ser vítimas de comportamentos abusivos e repetitivos por parte dos seus alunos. Neste contexto, esta investigação, de natureza quantitativa e descritiva, tem como objectivos perceber de que forma o fenómeno do bullying/violência...

Data: 2012   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Por uma pedagogia a pé : a caminhada como construção poética

Gonçalves, Mônica Hoff

Por uma pedagogia a pé: a caminhada como construção poética. Esta pesquisa investiga o ato de caminhar como (uma forma de) construção poética, entendendo-o não como um meio para se chegar a algum lugar, mas como uma ação com fim em si mesma. Como ferramenta de atravessamento - do caminhante para com o caminhado e do caminhado para com quem o caminha. Para isso, parte das discussões geradas por Walter Benjamin, ...

Data: 2009   |   Origem: OASIS br

Proposta de programa de integração num jardim-escola - estudo de caso

Gonçalves, Mónica

O objecto de estudo deste trabalho é o processo de integração docente num Jardimescola. Partimos para este projecto absolutamente convictos da sua premente necessidade, uma vez que estamos na presença de uma organização, que recebe com frequência novos docentes, cuja célere integração é totalmente prioritária, para o alcançar dos objectivos organizacionais. Com esta pesquisa pretendeu-se dar um modesto contribu...

Data: 2009   |   Origem: Repositório Comum

Comportamento parental na situação de risco do cancro infantil

Gomes, Rita; Pires, António Augusto Pazo; Moura, Maria de Jesus Catarino de; Silva, Liliana Isabel Monteiro da; Silva, Sofia; Gonçalves, Mónica

Na presente investigação estudou-se o comportamento parental na situação de cancro infantil. Foram analisadas dezassete entrevistas semi-estruturadas, de acordo com o método Grounded Theory. Treze das entrevistas pertencem a estudos anteriores (Gonçalves & Pires, 2001; Silva, Pires, Gonçalves, & Moura, 2001; Silva, 2002). Desde o aparecimento dos primeiros sintomas até à fase da recaída, passando pela participa...


Profissionais e usuárias(os) adolescentes de quatro programas públicos de atend...

Siqueira,Maria Juracy Toneli; Mendes,Daniela; Finkler,Ivana; Guedes,Thais; Gonçalves,Mônica D. S.

Este artigo trata da caracterização do universo investigado em uma pesquisa sobre a estrutura e o funcionamento de quatro programas públicos de atendimento pré-natal da região da grande Florianópolis, Santa Catarina. A partir das informações obtidas através de questionários aplicados aos profissionais (34) e usuários adolescentes (63 mulheres e 6 homens), foi possível construir perfis dos grupos investigados. O...

Data: 2002   |   Origem: OASIS br

Cancro infantil e comportamento parental

Silva, Sofia; Pires, António Augusto Pazo; Gonçalves, Mónica; Moura, Maria de Jesus Catarino de

Procurou construir-se uma teoria sobre o comportamento de pais de crianças com cancro. Os participantes são oito mães e um pai de crianças com cancro diagnosticado entre os oito meses e os dez anos de idade. Foram feitas entrevistas semiestruturadas, codificadas e analisadas segundo o método Grounded Theory. Quatro das entrevistas tinham sido realizadas anteriormente por Gonçalves (2000). A partir do momento do...


10 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data






Tipo de Documento





Recurso








Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia