Author(s):
Jorge, Susana
; Dias, Suzana
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/11110/546
Origin: CiencIPCA
Subject(s): Ensino do Desenho; Design; Práticas interdisciplinares
Description
A função do desenho na metodologia projectual do designer tem merecido o interesse de vários autores. Nessas abordagens está presente a afirmação de que o desenho é essencial no processo de investigação do design para o registo de diversas variantes e de várias soluções ao longo da metodologia projectual (Cross, 2007).
As profundas alterações da natureza do Design provocadas pelo contexto histórico actual (Norman, 2011), justificam a pertinência de uma reflexão alargada em torno do papel do desenho nos cursos de design, adaptado a esta nova realidade. Este é um desafio colocado hoje às instituições de ensino e seus intervenientes, na organização de estruturas curriculares e métodos pedagógicos. Conceitos como colaboração ou design multidisciplinar, entre outros, têm sido debatidos como estratégias para o ensino do design (Heller and Talarico, 2011, pp. 82-85).
Neste contexto, e enquanto docentes nas áreas do Desenho e do Design, importa-nos abordar as seguintes questões:
de que forma é possível enquadrar métodos do desenho ao ensino do design actual?
de que forma poderá o Desenho ser pensado enquanto prática interdisciplinar?
que contributos podem essas práticas trazer para o processo de ensino/aprendizagem?
Com base nestas preocupações, desenvolveu-se um projecto interdisciplinar entre as unidades curriculares de Desenho e de Estética e Teoria do Design no Curso de Design Gráfico, na Instituição onde leccionamos.
Neste artigo apresentaremos os objectivos e o processo desenvolvido, assim como a análise e conclusões desta experiência pedagógica. Abstract publicado no "Livro de Resumos / Abstract Book of Drawing in the University Today – International Conference on Drawing, Image and Research"