Encontrados 20 documentos, a visualizar página 1 de 2

Ordenado por Data

Ensinar desenho: uma experiência pedagógica interdisciplinar num Curso de Desig...

Jorge, Susana; Dias, Suzana

A função do desenho na metodologia projectual do designer tem merecido o interesse de vários autores. Nessas abordagens está presente a afirmação de que o desenho é essencial no processo de investigação do design para o registo de diversas variantes e de várias soluções ao longo da metodologia projectual (Cross, 2007). As profundas alterações da natureza do Design provocadas pelo contexto histórico actual (Norm...

Data: 2013   |   Origem: CiencIPCA

Reflexão sobre uma experiência pedagógica interdisciplinar no ensino do desenho...

Jorge, Susana; Dias, Suzana

A função do desenho na metodologia projectual do designer tem merecido o interesse de vários autores. Nessas abordagens está presente a afirmação de que o desenho é essencial no processo de investigação do design para o registo de diversas variantes e de várias soluções ao longo da metodologia projectual (Cross, 2007). As profundas alterações da natureza do Design provocadas pelo contexto histórico actual (Norm...

Data: 2013   |   Origem: CiencIPCA

Contribution towards a reflection about methodological strategies in design edu...

Dias, Suzana; Jorge, Susana

This work presents a reflection on Design education and specifically on the role of Drawing in this area. As a subject, Design has expanded its field of action expanding into new areas such as Experience Design or Service Design. It became necessary for the designer to have more than an education based on technological knowledge or know-how. Many authors like Meredith Davis, Don Norman or Jamie Hobson point ou...

Data: 2013   |   Origem: CiencIPCA

Reflexão sobre uma experiência pedagógica interdisciplinar

Jorge, Susana; Dias, Suzana

A função do desenho na metodologia projectual do designer tem merecido o interesse de vários autores. Nessas abordagens está presente a afirmação de que o desenho é essencial no processo de investigação do design para o registo de diversas variantes e de várias soluções ao longo da metodologia projectual (Cross, 2007). As profundas alterações da natureza do Design provocadas pelo contexto histórico actual (Norm...

Data: 2013   |   Origem: CiencIPCA

O Design Como Processo: A Metáfora do Jogo Enquanto Meio Participativo

Dias, Suzana; Bártolo, José; Moura, Mário

Nesta comunicação iremos abordar exemplos da prática do design enquanto processo, como uma metáfora de jogo, em que os intervenientes aceitam voluntariamente as regras e nele participam para atingirem um objectivo comum. Desta forma, interessa-nos explorar o design no contexto que vai para além do discurso forma/função/conteúdo – aquele que inclui elementos performativos, abertos, experienciais e orientados par...

Data: 2013   |   Origem: CiencIPCA

Design e responsabilidade social: cooperação entre escola e movimento de solida...

Dias, Suzana; Fernandes, Paulo

Durante os anos lectivos de 2004/05 desenvolveu-se uma parceria entre a Escola Superior Artística do Porto (ESAP) e a Associação Conversas de Rua, de Lisboa, esta última com um grande trabalho pedagógico junto de um público jovem, consumidor de substância psicoactivas em contextos de diversão. Desta parceria resultou um projecto de Design Gráfico no âmbito de uma cadeira do 2º ano do Curso de Arte e Comunicação...

Data: 2013   |   Origem: CiencIPCA

Contributo para uma reflexão sobre estratégias metodológicas no ensino do Desig...

Dias, Suzana; Jorge, Susana

Neste trabalho apresentaremos uma reflexão sobre o ensino do Design e, especificamente, sobre a função do Desenho nessa área disciplinar. O Design, enquanto disciplina, alargou a sua área de actuação diversificando-se em novos campos como o Design de Experiência ou o Design de Serviço, não bastando ao designer uma formação ligada ao conhecimento tecnológico, ou ao “saber-fazer”. Diversos autores, como Meredith ...

Data: 2012   |   Origem: CiencIPCA

Contribution towards a reflection about methodological strategies in Design Edu...

Dias, Suzana; Jorge, Susana

This work presents a reflection on Design education and specifically on the role of Drawing in this area. As a subject, Design has expanded its field of action expanding into new areas such as Experience Design or Service Design. It became necessary for the designer to have more than an education based on technological knowledge or know-how. Many authors like Meredith Davis, Don Norman or Jamie Hobson point ou...

Data: 2012   |   Origem: CiencIPCA

Reflexão sobre estratégias metodológicas no ensino do design e a função do dese...

Dias, Suzana; Jorge, Susana

Neste trabalho apresentaremos uma reflexão sobre o ensino do Design e, especificamente, sobre a função do Desenho nessa área disciplinar. O Design, enquanto disciplina, alargou a sua área de actuação diversificando-se em novos campos como o Design de Experiência ou o Design de Serviço, não bastando ao designer uma formação ligada ao conhecimento tecnológico, ou ao “saber-fazer”. Diversos autores, como Meredith ...

Data: 2012   |   Origem: CiencIPCA

Reflexão sobre Estratégias Metodológicas no Ensino do Design e a Função do Dese...

Dias, Suzana; Jorge, Susana

Somos habitantes de um mundo que sofre constantes transformações estruturais em qualquer área. As tecnologias, a globalização e a política dos mercados, deslocam tudo e todos da sua zona de conforto, exigindo constantes adaptações a novos vocabulários e hábitos para os quais não temos antecedentes. Novas competências devem ser adquiridas face às novas exigências, e no ensino, base de uma preparação (pessoal e p...

Data: 2012   |   Origem: CiencIPCA

20 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data








Tipo de Documento



Recurso



Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia