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“Ajudar a Marta” e “Juntos pela Teresa”: Análise comparativa da estratégia de c...

Autor(es): Duarte Martins, Nuno cv logo 1 ; Alvelos, Heitor cv logo 2 ; Brandão, Daniel cv logo 3

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/11110/372

Origem: CiencIPCA

Assunto(s): Design; web 2.0; Redes sociais; Media; Oncologia; Cidadania


Descrição
A luta contra o cancro através das redes sociais tem sido conhecida, sobretudo, pelo sucesso de movimentos de cidadãos com o objectivo de sensibilizar a sociedade portuguesa para a dádiva de medula óssea. Na presente investigação, interessa-nos averiguar como se desenvolvem este tipo de campanhas e que factores contribuíram para o seu sucesso, procurando compreender não só o poder da Web 2.0, mas também questões sobre a comunicação, a imagem e os media. Neste artigo focamo-nos no início deste fenómeno que despertou a opinião pública, e analisamos os dois primeiros casos mediáticos: o “Ajudar a Marta” e o “Juntos pela Teresa”. Os dois surgiram, sensivelmente, na mesma altura e com igual destaque na imprensa portuguesa. No entanto, o desenrolar dos acontecimentos foi manifestamente diferente. O da Marta foi o que mais estimulou os media, a mobilização dos cidadãos e transformou-se mesmo num símbolo de sucesso deste tipo de campanhas.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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